Meio Ambiente

Mutirão fará limpeza na Ilha de Urubuqueçaba

08/07/2021
Mutirão fará limpeza na Ilha de Urubuqueçaba | Jornal da Orla

O Instituto Mar Azul, em parceria com a Associação Santista de Longboarder e apoio da Secretaria de Meio Ambiente de Santos, promove, no sábado (10), um mutirão de limpeza na Ilha de Urubuqueçaba. 

 

A concentração dos voluntários será às 7h30 na areia da praia, em frente à ilha. A coleta dos resíduos será feita das 8h às 10h, com retorno da equipe ao ponto de apoio.

 

A proposta é o recolhimento, identificação e quantificação de lixo descartado de forma irregular nesse ambiente, com o objetivo de diagnosticar e realizar campanhas alertando a população local, turistas e banhistas sobre o impacto negativo do descarte irregular de resíduos nesse ambiente.

 

Essa será a primeira ação de um total de 4 – uma em cada estação do ano- e faz parte do esforço conjunto na jornada do combate ao lixo no mar dentro da proposta da “Década dos Oceanos”.

 

Em função da pandemia da Covid-19, a ação terá a participação de apenas 50 voluntários. Mas, apesar de o grupo de voluntários para esta ação já estar definido, qualquer banhista que estiver circulando pela praia poderá participar. Basta recolher o lixo que encontrar e entregar na tenda instalada na areia da praia em frente à ilha.  Esses resíduos serão contabilizados separadamente.

 

Seguindo os protocolos de segurança recomendados pelos órgãos de saúde, haverá uma série de protocolos, como: medição de temperatura dos participantes, uso obrigatório de máscaras, luvas e álcool em gel.