Turismo na Baixada

Otimista, Turismo investe em protocolos

03/07/2021
Otimista, Turismo investe em protocolos | Jornal da Orla

Além da perda de centenas de milhares de vidas e milhões de sequelados, a pandemia provocou a estratosféricos prejuízos econômicos —boa parte deles irrecuperáveis. Um dos mais afetados é o segmento de turismo. A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) estima que, desde março de 2020, o setor deixou de movimentar R$ 355,5 bilhões e viu desaparecer 474,1 mil postos de trabalho formais. 

Parte dos danos é irremediável. Mas o setor só começará a se recuperar, assim como outros segmentos, quando o Brasil alcançar a imunidade coletiva. Caso o governo Bolsonaro tivesse adquirido as vacinas que recusou no ano passado, esta meta (vacinar ao menos 70% da população) teria sido atingida em abril. Cada mês de atraso representa um prejuízo de R$ 30 bilhões ao turismo brasileiro — empresas de transporte, hotéis, restaurantes, serviços de receptivo, pontos de visita etc. Sem falar dos postos de trabalho fechados: boa parte deles informais, no segmento econômico mais capilarizado da atividade produtiva.

Não se sabe exatamente quando, mas em algum momento a pandemia será superada e teremos um nível razoável de normalidade. Evidentemente, não dá para esperar ela acabar para pensar no que fazer. Neste sentido, o que dá para fazer neste momento? Como se preparar para a retomada?

 

Planejamento e ação
A secretária de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo de Santos, Selley Storino, acredita que o momento é de planejar e promover ações que comprovem ser possível realizar eventos com segurança. Ela destaca dois deles, que vão acontecer ainda este mês. O primeiro é a Expo Retomada, um dos dez eventos-teste que serão realizados no Estado de São Paulo. “Santos foi escolhida pela quantidade de pessoas já vacinadas (70% da população acima da 18 anos já tomou ao menos uma dose) e os rigorosos protocolos de segurança adotados”, explica.

 

 

Evento teste
A Expo Retomada Santos será realizada nos dias 21 e 22, das 11 às 17 horas, no Santos Convention Center, na Ponta da Praia. O evento receberá 700 pessoas, todas elas serão testadas, usarão máscaras e respeitarão distanciamento interpessoal. Depois, serão monitoradas durante 10 dias para verificar se manifestaram algum sintoma da doença.

A secretária acredita que o sucesso da Expo Retomada servirá de modelo para a realização de feiras, congressos e outros eventos.

Outro evento que acontece ainda em julho é o Santos Café, evento temático no Centro Histórico que já se tornou tradicional no calendário turístico da cidade. “Teremos eventos online mas também presenciais, como uma feira de artesanato, seguindo todos os protocolos sanitários”, informa Selley Storino.

 

Reinvenção e novos produtos

Apesar das dificuldades enfrentadas pelo segmento, o presidente da Associação dos Profissionais de Turismo do Litoral Paulista, Eduardo Silveira, demonstra otimismo com a retomada das atividades. 

“Todo mundo perdeu com a pandemia, a liberdade, a possibilidade de viver novas experiências. A retomada nasce com este sentimento. Acredito num novo momento do turismo”, afirma.

Silveira acrescenta que a pandemia fez muitas pessoas repensarem valores, “as pessoas aprenderam a viver com menos, mostrou outras necessidades. Se 2020 foi um ano de mudanças de paradigmas, 2021 é o ano do acolhimento, do abraço. E o turismo vem para isso, abraçar toda a sociedade”. 

O presidente da entidade acrescenta que a pandemia mostrou a necessidade de muitas empresas se reinventarem, incorporando as plataformas digitais aos seus modelos de negócios. “O digital mergulhou no turismo. Facilitou muita coisa e vai precisar de gente. Por mais que a tecnologia facilite muitos processos, muitas tarefas só podem ser feitas por seres humanos. E isso é muito evidente no turismo”, destaca.

 

Eduardo Silveira explica que estão sendo elaborados novos produtos turísticos, resultado do trabalho conjunto do poder público municipal, das empresas e dos profissionais do segmento. Um deles é a criação do Viagem Fácil, um voucher que vai garantir tarifas promocionais para os vistantes passarem o final de semana em Santos. “Todos ganham: hotelaria, guias turísticos, restaurantes, comércio”.

Outra iniciativa é a criação do roteiro turístico Santuários Santistas, que prevê visitas a templos religiosos da cidade. “Será uma imersão em nossas igrejas, destacando sua história, valores artísticos e arquitetônicos”, explica.