Meio Ambiente

Guarujá institui a APA Serra de Santo Amaro e abre caminho para criação de corredor ecológico

30/06/2021
Guarujá institui a APA Serra de Santo Amaro e abre caminho para criação de corredor ecológico | Jornal da Orla

A Prefeitura de Guarujá está instituindo uma nova Área de Proteção Ambiental na Cidade, a APA Serra de Santo Amaro. Fruto de intensas discussões, a nova APA acaba de ser formalizada pelo decreto municipal 14.365, assinado pelo prefeito e publicado na edição desta quarta-feira (30) do Diário Oficial do Município, dia em que a cidade completa 87 anos de emancipação político-administrativa.

 

A nova APA abre caminho para a criação do inédito corredor ecológico, que será possível com a junção desta com a APA da Serra do Guararu, já criada em 2012.

 

Com a criação da nova APA, quase 50% de todo o território do Município torna-se área de proteção ambiental e manejo sustentável. Ela é a mais extensa da Cidade, cobrindo bairros como Astúrias, Pitangueiras e Enseada, chegando próximo ao Perequê, e partindo por todos os bairros de Vicente de Carvalho até chegar à região da Base Aérea.

 

A instituição da unidade de conservação é realizada após a conclusão, apresentação e aprovação dos estudos técnicos, conduzidos pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), focados no cumprimento das exigências legais e com uma proposta socioambiental inovadora, que visa colocar o interesse público acima de todo o processo, em concordância com um projeto de desenvolvimento sustentável.

 

“São espaços de enorme diversidade de espécies da Mata Atlântica, restingas, manguezais e outras formações. O processo de desenvolvimento precisa ocorrer de forma sustentável e com o devido cuidado para preservação de nossos ricos biomas”, coloca o secretário de Meio Ambiente.

 

Corredor ecológico: o que falta?

O corredor ecológico ou corredor de biodiversidade consiste na união de unidades de conservação separadas por interferência humana. Ele promoverá uma ligação segura para o deslocamento de animais, ampliação da cobertura vegetal e redução dos impactos da fragmentação aos ecossistemas. A ideia é conciliar a conservação da biodiversidade e o desenvolvimento da região.

 

A formação definitiva do Corredor Ecológico de Guarujá depende agora da definição do plano de manejo da nova APA, a da Serra de Santo Amaro, que só pode ser concluído após sua criação formal.

 

APA Serra do Guararu: eficiência comprovada

Criada em 2012, a APA da Serra do Guararu, que compreende toda a região do Perequê, próximo à divisa com Bertioga, em área conhecida como Rabo do Dragão. Em 2018, foi reconhecida pelo ICLEI, entidade ligada à Organização Das Nações Unidas (ONU), como exemplo em eficiência de governança, sendo classificada como a terceira melhor do Brasil.

 

Órgão importante para a instituição da Serra do Guararu, também foi incentivador da criação da unidade de conservação da Serra de Santo Amaro. O Instituto de Segurança Socioambiental (ISSA) foi quem apresentou o primeiro esboço disso em 2019, durante a Conferência Municipal de Meio Ambiente.

 

“A propositura foi prontamente absorvida pela administração municipal, ao entender que a criação dessa área protegida seria um eficaz mecanismo para permitir o desenvolvimento sustentável, sem impactar as atividades econômicas e sociais e ao mesmo tempo possibilitar uma gestão compartilhada do território”, lembra João Leonardo Mele, diretor-presidente do ISSA.