Meio Ambiente

São Vicente ganha ecoponto para descarte de materiais de pesca

30/06/2021
São Vicente ganha ecoponto para descarte de materiais de pesca | Jornal da Orla

Nesta semana foram inaugurados dois ecopontos no Deck do Pescador, no bairro Gonzaguinha, em São Vicente. A ação da Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Animal, em parceria com o Instituto Gremar, tem como objetivo recolher os materiais de pesca, como linhas, anzóis e boias, para contribuir com a preservação da vida marinha.

 
“Esse dispenser vai evitar que muitos animais marinhos se machuquem com esses petrechos. Também temos que pensar nos nossos munícipes e turistas, que podem pisar e se ferir”, afirma Iracy Lea Pécora, coordenadora da Semam.

 
Além da instalação dos ecopontos foi realizada uma ação de conscientização no local, com os pescadores e munícipes, com explicações sobre a importância do descarte correto deste tipo de lixo. 

 
“A intenção é que esses materiais sejam descartados de forma correta para que não acabem indo parar no mar ou no chão. Esses petrechos passam pela logística reversa, ou seja, serão transformados em novos produtos”, explica a bióloga do Gremar, Carolina Moretti Ortega.