Livros e mais livros

A queda

30/06/2021
A queda | Jornal da Orla

Não se passa indiferente por um livro de Camus. Para além do talento e de sua forte formação filosófica, o autor também vivenciou intensamente os eventos históricos que atravessaram seu período de vida (1913-1960). Tudo isso certamente colaborou para a formação de sua singular carreira e transformou Albert Camus numa das pedras fundamentais da literatura, levando-o a embolsar o Prêmio Nobel em 1957.  

 

A queda expressa, com muito vigor, a genialidade desse homem. Trata-se de um curto livro no qual apenas um homem fala: é um monólogo de um advogado francês num bar de marinheiros em Amsterdã. E ali, fala de tudo: de si, dos outros, da amizade, da libertinagem e do amor, das virtudes e defeitos, da vida gloriosa e do desconforto existencial. Em tom de confissão, este homem bem sucedido, poderoso e desejado relata uma situação (uma queda) que fez a música de sua vida parar, a luz de sua exuberância apagar. E aí, este outrora potente homem tenta expiar sua culpa e encontrar um modo de seguir com sua vida de uma forma mais racional. 

 

Um livro impecavelmente escrito, cheio de ricas reflexões e que remete a uma ideia muito presente em toda a obra de Camus: qual o sentido da vida, já que não há qualquer controle em meio ao caos e ao absurdo? O protagonista do livro nos dá uma pista: “Não espere pelo Juízo Final. Ele se realiza todos os dias”. 

 

Motivos para ler:

 

1- O argelino Albert Camus, nascido no seio de uma família operária, teve uma vida curta, ceifada por um acidente de carro. Viveu pouco, mas com intensidade. Além da produção literária (romances, ensaios, poemas, teatro), envolveu-se fortemente com a Resistência Francesa na 2ª grande guerra. Fundou a estética do absurdo, uma linha filosófica que transparece com força em seus romances. Um homem genial;

 

2- A queda é um clássico da literatura de sempre. Um livro que trata de algo relacionado a todos nós: a implacável passagem do tempo, as mudanças, a falsa noção de controle. Quando se abandona o que se é, quando a vida que se julgava ter não mais existe, o que resta senão o vazio e como lidar com isso?;

 

3- Uma dica para aqueles momentos em que não sabemos qual será o próximo livro: passeie pela lista dos laureados com o Prêmio Nobel de Literatura e escolha um. Divirta-se.


Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete a linha editorial e ideológica do Jornal da Orla. O jornal não se responsabiliza pelas colunas publicadas neste espaço.