Com a chegada do período mais frio do ano e queda de temperaturas, o consumo de gás encanado tende a aumentar, já que o preparo de pratos quentes e o uso de aquecedores de água se tornam mais frequentes.
Para incentivar um consumo mais consciente do gás encanado, a Comgas listou alguns hábitos que favorecem o melhor uso do energético, evitando desperdícios – que impactam o meio ambiente –, e que podem ajudar a reduzir o valor da fatura. Confira as dicas:
Cozinhar os alimentos com as panelas tampadas, sempre que a receita permitir, pois o preparo é mais rápido. Além disso, importante lembrar que panelas pequenas em bocais grandes (e vice-versa) são desperdício de gás.
Diminuir o fogo depois que a água ferver. Mantê-lo alto não apressa o cozimento da comida, apenas faz com que mais água se evapore, gastando mais gás. Lembrar também de usar a quantidade de água adequada ao cozimento do alimento.
Evitar abrir o forno com frequência quando ele estiver funcionando, isso só aumenta o consumo de gás. Sempre que der, tentar ainda colocar mais de um alimento para assar de uma vez – e, de preferência, que tenham o mesmo tempo de cozimento.
Ficar de olho nas chamas! Se elas estiverem amareladas ou alaranjadas, pode ser que os bocais não estejam funcionando corretamente.
Consumo x Temperatura
Dependendo da época do ano, a sua conta pode aumentar, pois a temperatura da água diminui nos meses mais frios e há um consumo maior para que ela chegue à temperatura ideal. Para o uso eficiente do aquecedor, atenção para essas outras dicas:
Para o banho, regular seu aquecedor e evitar usar a temperatura máxima. Opte sempre por não misturar água fria com água quente. A temperatura da água é ideal apenas com água quente.
Evitar banhos demorados e só ligar a ducha quando for usá-la. Banhos demorados geram desperdício de gás e de água.
Manter a manutenção do equipamento de aquecimento em dia, e que a verificação tem que ser feita uma vez por ano.