Meio Ambiente

Mais de 8 mil bitucas de cigarro são recolhidas em ação na orla de PG

10/06/2021
Mais de 8 mil bitucas de cigarro são recolhidas em ação na orla de PG | Jornal da Orla

Apesar da limpeza diária realizada pela Prefeitura de Praia Grande nos 22,5 km de orla, alguns itens acabam escapando do processo de manutenção pública realizado normalmente devido ao seu pequeno porte: o microlixo.

 

Dentro da Semana Nacional do Meio Ambiente, cerca de 200 funcionários do setor realizaram uma ação especial no dia 1º de junho, com o recolhimento manual deste microlixo; e o trabalho resultou em 290 kg coletados. E dentre os principais itens encontrados estavam bitucas de cigarro (mais de 8 mil unidades), além de canudos e pedaços de plásticos.

 

O microlixo é problemático não somente pela questão da higiene. Estes resíduos também acabam sendo inseridos na cadeia alimentar dos animais marinhos e pássaros levando-os a contrair doenças. Por isso, a Prefeitura já estuda a realização de futuras novas ações de recolha manual de microlixo na orla de Praia Grande.

 

Dentre os itens coletados pela Sesurb estão bitucas de cigarro (8.592 unidades), canudos (7.871), pedaços de plástico mole (5.628), alimentos (5.372), pedaços de plástico duro (4.725), isopor (4.597), tampinhas em geral (2.983), pedaços de papel (2.759), vidro em geral (237), pino plástico (183), alumínio (132) e pedaços de itens de ferro (97).

 

De acordo com o diretor do Departamento de Controle da Frota e Manutenção de Vias Urbanas, Rafael Henrique Rodrigues, a ação foi um importante complemento ao trabalho já realizado diariamente pelos funcionários do setor. “Por mais que realizemos o serviço com dedicação, esses pequenos itens acabam se misturando à areia e escapando do trabalho de rastelo e maquinários. E ações como estas são importantes para passar ‘um pente fino’ na orla, mas mais ainda para a população enxergar como este descarte é prejudicial para o ecossistema”.

 

Semana do Meio Ambiente

As ações da Semana Nacional do Meio Ambiente em Praia Grande foram realizadas entre os dias 31 de maio e 2 de junho, e além da recolha do microlixo ainda contou com manutenções em rede de drenagem, intensificação da coleta seletiva e Rapa Treco, além do plantio de 250 mudas de árvores pela Cidade.