Emerson Pacheco*
Quando você sente que não está dando conta de lidar com a pressão no trabalho e as múltiplas tarefas em casa no home office, é hora de parar de simplesmente reclamar para si mesmo e tomar a iniciativa de tomar uma ação prática.
Se você confia em seu chefe, tenha uma conversa franca e transparente com ele, falando sobre as múltiplas demandas que você está enfrentando, profissionais e domésticas. É possível que seu chefe não faça a menor ideia de todos os compromissos e desafios com os quais está lidando.
Como conversar a conversa? Talvez uma boa primeira abordagem seja demonstrar interesse pelos problemas do seu chefe e de sua gerência. Não olhe apenas para seu umbigo. Demonstre empatia por seu chefe – da mesma forma que você deseja que ele demonstre empatia por você.
Não é fácil ser um gerente neste momento de pandemia, e você pode também não fazer ideia de alguns dos desafios que ele está enfrentando. Demonstrar empatia irá aproximar vocês e tornar a conversa mais aberta para ambos.
Finalmente, tenha uma proposta concreta, um plano de como conciliar as demandas, para apresentar a ele – seu planejamento semanal. Não leve simplesmente o problema, mas algumas opções, por exemplo, envolver outro colega da equipe naquele projeto complexo em que está envolvido, ou negociar uns dias de férias ou uma pequena folga. Ou simplesmente dizer que não dá conta de assumir uma outra atividade neste momento, porque existe um risco de que não consiga manter o nível de qualidade previsto e atender aos prazos, ao mesmo tempo.
É mais provável que seu chefe diga sim a uma proposta concreta sua do que meramente você expor que não está dando conta de suas múltiplas tarefas e não propor nada para resolver o problema.
Para você ajudar seu chefe entender e apoiar suas necessidades pessoais e profissionais neste momento, você precisa tomar a iniciativa e praticar uma comunicação clara, honesta e frequente. Se você estiver disposição para iniciar esse diálogo, terá mais chances de obter o suporte que procura.
Experimente. Você não tem nada a perder por tentar, mas pode perder muito se não fizer nada: seu nível de estresse pode aumentar e a qualidade de suas entregas a cair. Então, vá em frente!
*Emerson Pacheco é psicólogo, coach e trainer de Neurossemântica. Esposo da Mônica e pai da pequena Esther, carioca, apaixonado por Santos. linktr.ee/emersonpacheco