Meio Ambiente

Santos será referência em projeto de adaptação às mudanças climáticas

08/06/2021
Santos será referência em projeto de adaptação às mudanças climáticas | Jornal da Orla

A cidade de Santos será protagonista no projeto “Municípios Paulistas Resilientes”, lançado na quarta-feira (2) pelo Governo do Estado. O trabalho, que envolve toda Baixada Santista e mais 13 cidades paulistas, propõe capacitações para os municípios prepararem seus planos de adaptação climática, bem como a utilização da rede de dados estadual para facilitar o entendimento sobre vulnerabilidades climáticas, especialmente relacionadas a eventos extremos como chuva e temperatura.

 

A iniciativa conta com o apoio da Agência de Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável (GIZ). A disponibilização das informações de forma customizada para que as regiões possam desenvolver seus planos frente aos impactos da mudança climática é pioneira no Brasil. A ideia é ampliar as ações para incluir os 645 municípios nos próximos anos.

 

“Santos já vem realizando esse trabalho. Somos os pioneiros no País, lançando um Plano Municipal de Adaptações Climáticas, em 2016, em uma parceria com a GIZ. Nosso trabalho gerou interesse e apoio do Governo do Estado e agora, por meio deste projeto-piloto, poderemos replicar essa iniciativa para outros municípios”, disse o chefe da Seção de Mudanças Climáticas da Secretaria de Meio Ambiente, engenheiro Eduardo Kimoto Hosokawa.

 

DADOS
O engenheiro explica que, com o projeto, as prefeituras poderão padronizar e compartilhar sua base de dados, entender suas vulnerabilidades como riscos de deslizamento, problemas na rede de drenagem, entre outros problemas, e elaborar seus planos.

 

“Santos vai apoiar essa capacitação e, por sua estrutura com geólogos e meteorologistas, por exemplo, contemplar toda Baixada Santista, além de aperfeiçoar nosso plano. Os efeitos da mudança climática não são exclusivos de Santos. É um problema global”, explicou.