Baixada Santista

Teatro de fantoche ensina crianças a combater o Aedes aegypti em São Vicente

01/06/2021
Teatro de fantoche ensina crianças a combater o Aedes aegypti em São Vicente | Jornal da Orla

A equipe de Informação, Educação e Comunicação (IEC), formada por agentes da Saúde, integra a força-tarefa de combate ao Aedes aegypti em São Vicente. São eles que realizam as palestras e campanhas de conscientização para incentivar os munícipes a tomar os cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito.  Desta vez, os agentes usaram o teatro de fantoche para contar para crianças como acontece a proliferação do mosquito responsável pela transmissão da dengue, zika e chikungunya. A história “Peixe e Sapo contra a Dengue” foi contada na sala de espera do Centro Médico de Especialidades Infantis.

 

Durante 40 minutos os pequenos aprenderam sobre tratamento biológico do Aedes aegypti e conheceram alguns personagens importantes, como o peixe barrigudinho, as larvas, o sapo e os mosquitos. De um jeito lúdico, os agentes explicaram a importância de descartar corretamente o lixo para evitar a formação de criadouros. 

 

A iniciativa faz parte do conjunto de ações diárias realizadas em São Vicente. Além do trabalho educativo, os agentes continuam com as vistorias de casa em casa e com o mapeamento de pontos estratégicos, como ferros-velhos, borracharias, cemitério e pátios de apreensão de veículos. Lugares com maior circulação de pessoas também recebem atenção especial, como escolas, creches e quartéis. Em razão da alta capacidade de proliferação do mosquito e da adaptação em centros urbanos, esses locais se tornam o ambiente perfeito para o desenvolvimento do Aedes aegypti.

 

Denúncias

Para munícipes que queiram realizar denúncias, o Departamento de Controle de Doenças Vetoriais (Decodove) disponibiliza o número 0800-7710037.