Meio Ambiente

Em Guarujá, horta de creche incrementa sopa distribuída a moradores de rua

26/05/2021
Em Guarujá, horta de creche incrementa sopa distribuída a moradores de rua | Jornal da Orla

As hortas comunitárias têm se tornado espaços cada vez mais comuns em Guarujá. No Núcleo de Educação Infantil Conveniado Espírita Cristã Maria de Nazaré, na Vila Baiana, por exemplo, os alimentos colhidos na horta estão incrementando a sopa que é distribuída a pessoas em situação de rua e demais munícipes em situação de vulnerabilidade social, pela Associação Lar Espírita Cristão Elizabeth. A entidade, que é mantenedora do Neic e fica localizada ao lado da unidade escolar, atua também no trabalho social de atendimento à comunidade local.

 

São oito canteiros com mais de 10 alimentos plantados, entre verduras e legumes. Tem de tudo um pouco: couve, alface (de diversos tipos), cenoura, quiabo, manjericão, hortelã, alho poró, salsinha, orégano, tomate e pimenta. Para a sopa são destinados couve, alface, cenoura, alho poró, quiabo, salsinha e cenoura.

 

Implantada durante a pandemia, a horta já rendeu mais de 20 colheitas, que ocorre, aproximadamente, a cada 15 dias. Os cuidados com o local ocorrem semanalmente. Os serviços são realizados por voluntários que ajudam a Associação, com todos o zelo necessário.

 

A coordenadora pedagógica do local, Vanilza Silva, conta que a mantenedora da unidade sempre desejou implantar uma horta. “Era um assunto muito abordado na reunião das orientadoras de ensino com as educadoras e, com a pandemia, surgiu a oportunidade de concretizarmos”.

 

O secretário de Educação de Guarujá fala de como é gratificante ver esse tipo de ação se espalhando pela Cidade. “Fico contente em ver que as creches conveniadas também estão criando esses espaços tão importantes. Na rede municipal implantamos o projeto “Cada Escola é uma Horta” que tem dado muito certo com alguns grandes exemplos”.

 

A expectativa é que na futura retomada das atividades presenciais na creche, os itens cultivados na horta sejam também incorporados à refeição dos alunos. “Temos um pré-projeto para a colheita e uso na alimentação das nossas crianças, sendo tudo acompanhado pela nossa nutricionista Fernanda Costa”, conta Vanilza.