Eventos

Dia do Café terá programação especial em museu santista

22/05/2021
Dia do Café terá programação especial em museu santista | Jornal da Orla

Festejado na segunda-feira (24), o Dia Nacional do Café será comemorado, já a partir deste fim de semana, com atividades gratuitas, on-line e presenciais, preparadas pelo Museu do Café (Rua XV de Novembro, 95, Centro Histórico). A data foi instituída pela Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic) em 2005.

Neste sábado (22), às 14h, o barista Hallyson Ramos, do museu, falará sobre grãos gourmet cultivados na região da Alta Mogiana, no Estado de São Paulo, e no Sul de Minas Gerais. Na sequência, ele apresentará dicas relacionadas ao preparo do cafezinho e abordará curiosidades envolvendo o cultivo, a colheita e a comercialização. A atividade será realizada no próprio museu e poderá ser acompanhada também no Instagram do equipamento.

A programação, que ressalta a cultura da bebida mais consumida no mundo depois da água, será encerrada segunda-feira, às 19h, com uma aula de culinária a cargo do chef Salvatore Loi, transmitida pelo Instagram e pelo Youtube do Museu do Café. Com 32 anos de carreira, diversos prêmios de publicações importantes e eleito ‘restaurateur do ano’, em 2016, pela revista Gosto, o chef ensinará o público de casa a fazer um filé de porco ao café.

O prato inclui abóbora marinada e creme de queijo e mel silvestre, acompanhamentos que também terão o café preparado como ingrediente. Salvatore Loi atuou em restaurantes como o Villa D’Este, no Lago de Como (Itália), e no do Hotel Pitrizza, em Porto Cervo (Sardenha, Itália). No total, já inaugurou 15 casas no Brasil, entre elas espaços do Grupo Fasano.