Baixada Santista

Ação do Conselho Tutelar de São Vicente alerta sobre crime de abuso sexual infantil

19/05/2021
Ação do Conselho Tutelar de São Vicente alerta sobre crime de abuso sexual infantil | Jornal da Orla

O Conselho Tutelar de São Vicente, em parceria com organizações da sociedade civil, promoveu, na terça-feira (18), o Drive-in do Direito em Ação. A iniciativa teve o objetivo de conscientizar a população sobre o Dia Nacional do Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

 

A ação contou com a presença da presidente do Fundo Social de Solidariedade , Thaynã Carneiro, do secretário de Assistência Social (Seas), Leandro Valença e dos vereadores da Câmara Municipal de São Vicente, Pastor Benevan, Jeferson Cezarolli, Dercinho Negão do Caminhão e Thiago Peretto, que participaram da abordagem com orientações aos motoristas, na região da Lagoa do Quarentenário.

 

O secretário de Assistência Social, Leandro Valença, destacou o trabalho conjunto entre sociedade civil e poder público em torno de um tema que merece muita conscientização.

“Ressaltamos a importância do trabalho em rede, destacando os Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS), que são unidades públicas que funcionam como porta de entrada para o atendimento de pessoas em situação de risco social ou que tiveram seus direitos violados”, afirmou o secretário Leandro Valença.

 

A presidente do FSS-SV também ressaltou a ação conjunta e afirmou ser necessário que as pessoas tenham um olhar consciente para a causa, denunciando para que os índices desse tipo de violência caiam cada vez mais.

“Fico muito contente em participar dessa ação de prevenção, que acredito fazer parte da mudança. Conscientizar as pessoas a despertarem e terem um olhar de cuidado, não apenas dentro de casa, mas no seu entorno, para que possam denunciar, caso percebam qualquer tipo de abuso infantil ou aos adolescentes”, disse Thaynã Carneiro.

 

Diariamente, crianças e adolescentes são expostos a diversas formas de violência em variados tipos de ambiente. Dessa forma, a família, a sociedade e o poder público devem ser envolvidos na discussão e nas atividades propostas em relação à prevenção ao abuso e exploração sexual, alertando, principalmente, que as vítimas, em sua grande maioria, não têm a percepção do que é o abuso sexual.

 

Denúncias

Em caso de suspeita, as pessoas podem fazer a denúncia através do canal Disque 100 ou pelos telefones dos Conselhos Tutelares da Área Insular e Continental.

No Disque 100 a ligação é gratuita, funciona todos os dias da semana, por 24h, inclusive sábados, domingos e feriados.

 

Conselhos Tutelares: Área Continental – (13) 99788-6150 e Área Insular – (13) 99788-7230.
O sigilo é garantido e as ligações podem ser feitas por aparelhos fixos ou móveis.