Turismo na Baixada

Cubatão ganhará roteiro cicloturístico com atrações ecológicas e históricas

18/05/2021
Cubatão ganhará roteiro cicloturístico com atrações ecológicas e históricas | Jornal da Orla

A Secretaria de Turismo de Cubatçao iniciou a elaboração de um roteiro cicloturístico com atrações ecológicas e históricas. A intenção é oferecer um percurso seguro, não só para os ciclistas da Região Metropolitana da Baixada Santista, mas também para os grupos que normalmente descem a Serra do Mar para conhecer as atrações locais.

 

A secretária de Turismo, Thais Margarido, destacou que a iniciativa também beneficiará o comércio local. “Queremos que esses grupos do pedal, como eles próprios se denominam, conheçam nossos pontos históricos e parques ecológicos com segurança. E que também possam almoçar, lanchar em nossos comércios instalados na região da Avenida 9 de Abril e ao longo do percurso”, disse, frisando que somente em Cubatão há cinco grupos de ciclistas que se reúnem para pedalar aos finais de semana e à noite.

 

Em reunião com os secretários de Meio de Ambiente, Halan Clemente; e de Esportes, Alessandro Bortolomasi; a secretária discutiu também a possibilidade de criação de um selo, “Amigo do Ciclista”, identificando os estabelecimentos com atendimento diferenciado aos amantes das bikes. O vereador Wilson Pio (PSDB), também participou das discussões para a criação dos percursos.

 

Clemente informou que Cubatão já é considerado Município de Interesse Turístico (MIT). E dentre as condicionantes para manutenção dessa condição, como também uma posterior classificação para Estância Turística, há a necessidade de ações de fomento aos atrativos turísticos da cidade.

 

“Na atual condição de pandemia, o número de praticantes de ciclismo aumentou exponencialmente”, observou Clemente. “Com isso, cresceu a demanda por rotas e serviços que garantam a regularidade e a segurança dos praticantes do esporte. Cubatão, por sua vez, conta com grande número de ciclistas que se organizam por meio do Whatsapp para treinos e passeios em grupo”.

 

Clemente acredita que, em breve, Cubatão pode se tornar referência nesse tipo de passeio em razão das belas paisagens e os desafios impostos pelas estradas e trilhas do Parque Estadual da Serra do Mar. Ele informou que um dos pontos de apoio aos ciclistas que descem a serra está localizado no Parque Ecológico Cotia-Pará, na altura do km 56 da Via Anchieta.

 

Deficientes

O secretário de Esportes, Alessandro Bartolomasi, enfatizou o trabalho conjunto entre as três secretarias para a execução do projeto que une turismo, natureza e prática esportiva. “Temos grande expectativa em relação aos resultados, agregando o turismo ecológico à prática de esportes”. Ele antecipou que pessoas com deficiência também poderão percorrer os roteiros, já que o projeto inclui a disponibilidade de bicicletas adaptadas.