Meio Ambiente

Morro de Santos ganha mudas de árvores para recuperação ambiental

19/04/2021
Morro de Santos ganha mudas de árvores para recuperação ambiental | Jornal da Orla

Farinha seca, timboril, pau-formiga, grumixama, acerola, amora e araçá estão entre as espécies de 140 mudas de árvores que estão sendo plantadas no Morro do Tetéu/Vale Verde pela Prefeitura de Santos, para recuperação ambiental de área de risco, sujeita a deslizamentos.

A ação, cujo plantio foi iniciado em março, faz parte de compensações ambientais solicitadas pela Secretaria de Meio Ambiente a várias empresas, por meio de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), Termo de Responsabilidade de Implantação de Medidas Mitigadoras e/ou Compensatórias (Trimmc) ou multas (quando é solicitada retirada de uma árvore, a aprovação está condicionada ao plantio de outras 10 mudas, conforme legislação vigente).

“Após a remoção de moradias irregulares desde o ano passado, iniciamos o processo de recuperação ambiental com objetivo de reflorestar o local, garantindo mais estabilidade e segurança”, explica o engenheiro agrônomo João Cirilo, coordenador de Paisagismo da Semam.
 

As 140 mudas integram total de mais de 1 mil árvores que vêm sendo plantadas desde o início do ano nos seguintes locais dos morros: Barreirinha (Vila Progresso), Caminho das Torres (Morro Nova Cintra) e Caminho São Fernando (Vila Progresso), todas provenientes de compensações ambientais.

As espécies são nativas da Mata Atlântica, mais adaptadas e resistentes a pragas, além de atraírem pássaros e auxiliarem na formação de corredores verdes, áreas que interligam e promovem conectividade no ambiente urbano, possibilitando troca genética e plantas mais saudáveis.