Clara Monforte

Amor à Arte

17/04/2021
Amor à Arte | Jornal da Orla

A sensibilidade é a maior característica dos amantes da arte. Não é um trabalho manual apenas, é a expressão do sentimento da alma do artista. Os estilos são diferentes, cada qual tem o seu próprio e, na maioria das vezes, é a arte que se apresenta para nós mostrando o que ela quer significar. 

O sentido da arte é tão espetacular que representa uma forma de crescimento interior…a arte liberta!

Dizem que “a arte imita a vida.” Será? Ou a vida imita a arte? Ou a arte da vida consiste em fazer da vida uma obra de arte? Quiçá, em algum momento, consigamos responder. 

O artista é um misto de sensibilidade, talento e de dom que, aliados ao trabalho, conferem traços perfeitos, cores harmoniosas e imagens que nos levam aos lugares mais incríveis que o nosso pensamento alcança.

A arte, para quem a sente profundamente, e enxerga a vida com amor, está em todos os lugares.

Enfim, a vida é a arte de sentirmos a nossa própria história. Somos riscos, rabiscos, traços, curvas e uma variação de cores que fazem da nossa vida uma verdadeira obra de arte.

 

JADIR BATAGLIA é um artista plástico nato. Desde muito cedo, dedica-se à arte. Circulou por alguns estilos, até se firmar nas belas esculturas abstratas que interagem com o ambiente e levam à meditação. JADIR revela inquietação criativa em todas as suas obras, muitas delas expostas no seu atelier EIKONES, na rua Marquês de Olinda, 23, em Santos.

 

RENATO DE LONE, além de artista plástico, é artista gráfico e diretor de arte, na CONCEITUALL. Autodidata, usa e abusa das cores. Trabalha com catálogos de moda e produtos, livros, folders, revistas, criações gráficas e ilustrações. Suas obras são direcionadas para a humanização de ambientes corporativos. Dedica-se, também, a trabalhos exclusivos sob encomenda. Seu ateliê é na rua Joaquim Távora, 131F.

 

MÔNICA FIGO, apaixonada por Santos, retrata a cidade com riqueza de detalhes nas suas obras, na maioria das vezes, em preto e branco. Deixou de trabalhar na área de Despacho Aduaneiro para se dedicar somente às artes. Começou pelo artesanato, passou pela arte do mosaico, estudou Artes Plásticas, aliando técnica a talento. Está no Sobrado Espaço Multiuso, na rua Alexandre Herculano, 70.

 

DMITRI PODLOUJNY, de coração santista e alma russa, o artista plástico DMITRI é amante das tintas e dos pincéis. Chegou em Santos com quatro anos de idade. Além de belas telas, dedicou-se a pintar pedras de seixo rolado trazidas de Minas Gerais, que transmitem energia telúrica, em homenagem às cantoras da MPB. Reside e mantém o seu acervo, na cidade de São Vicente. 

 

JOSÉ MARIA DA COSTA VILLAR nasceu em São Vicente, mora em Santos há mais de 50 anos, e além de vários trabalhos levados para os europeus, recebeu menção honrosa do Prêmio Arti Visive “ARTWORK”, em Florença, na Itália, com uma obra que expressa a visão do artista sobre as palafitas. Cores vivas e uma inusitada mistura de materiais descartados, como roupas usadas, madeira e caixas compõem a sua arte. Visitação com hora marcada pelo telefone 13-32256680.


COMO É BOM TER AMIGOS!

Quem tem amigos nunca está sozinho! Saber disto é normal. Mas, o que é ser amigo? É ouvir o chamado, ainda que apenas através da sintonia do pensamento; é saber o momento de falar e de calar, mesmo que lhe sejam reveladas as maiores confidências; é somar alegrias e dividir tristezas; é a certeza de que a mão do amigo está sempre estendida para nos segurar.

Ser amigo é ser cúmplice de uma forma que não se explica, apenas se sente. 

Há amizades eternas, mesmo que os caminhos de cada um sejam traçados para rumos diferentes. São como o vento. Às vezes perto, outras longe, mas sempre juntos pelo sentimento do amor.

A amizade verdadeira é um laço que não prende, nem aperta…mas sim, embeleza o nosso coração e a nossa alma. É aquela que aceita todos os defeitos, compartilha os momentos e apoia as decisões, em qualquer hora.

Contudo, há detalhes que devem ser observados: se não plantarmos a amizade…ela não nasce; se não regarmos, ela não cresce; se não amarmos…morre! Tal e qual as plantas e as flores!