Meio Ambiente

Tartarugas-verdes reabilitadas são reintegradas à natureza em Guarujá

22/03/2021
Tartarugas-verdes reabilitadas são reintegradas à natureza em Guarujá | Jornal da Orla

 

Nesta sexta-feira (19), a equipe do Instituto Gremar realizou a soltura de duas tartarugas-verdes (Chelonia mydas), no Guarujá. Trata-se de mais um resultado Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS). 

Em virtude da fase de emergência do Plano São Paulo contra a pandemia da Covid-19, a ação na faixa de areia contou com equipe reduzida.

 

Os dois animais foram resgatados em ações de monitoramento em praias do município e encaminhadas ao Centro de Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos. 

 

Um acionamento no dia 30 de janeiro resultou no primeiro resgate. Encontrada por pescadores em faixa de areia, a tartaruga possuía lesões benignas na região do pescoço e plastrão, com alguns edemas e marcas no pescoço e nadadeiras, sugerindo a suspeita clínica de afogamento.

 

Após ser submetido à retirada das lesões (fibropapilomas), o animal teve um ótimo desenvolvimento em seu processo de reabilitação. Alimentou-se espontaneamente, não apresentou problemas respiratórios, nem de flutuabilidade e seus exames laboratoriais se mantiveram dentro da normalidade, mostrando-se plenamente recuperado. 

Já a segunda tartaruga encalhou na Praia de Pitangueiras no dia 19 de fevereiro, com um anzol preso ao seu membro anterior esquerdo, além de edemas na região peitoral e cervical. Além disso, durante o processo de reabilitação foi identificada a presença de lixo no seu trato gastrointestinal.

 

Além de tratar as lesões, o animal foi submetido ao protocolo clínico para estímulo à eliminação do lixo, que trouxe bons resultados. Com a boa evolução do quadro geral e exames laboratoriais dentro da normalidade desde a última semana, a tartaruga foi declarada apta à soltura.

 

 

O PMP-BS é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama. 

 

O projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, por meio do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos. 

 

Para acionar o serviço de resgate de mamíferos, tartarugas e aves marinhas, vivos debilitados ou mortos, entre em contato pelos telefones 0800 642 3341 ou (13) 99711 4120.