O fortalecimento da saúde e a proteção contra vírus e bactérias são fatores de contínuo acompanhamento por parte dos tutores de pets. Cães e gatos precisam de cuidados para que o sistema imunológico se mantenha equilibrado e saudável. De acordo com a médica veterinária Thaís Matos, da DogHero, muitas enfermidades podem ser a causa da baixa imunidade no pet.
"Quando se trata especialmente de doenças virais e autoimunes, em que a recomendação de corticoides se faz necessária, a imunidade do animal de estimação pode ficar comprometida. Desta maneira, é necessário manter uma rotina de alimentação adequada para que a saúde seja restabelecida", explica Thaís.
Separamos algumas dicas importantes para auxiliar os tutores:
Passeios e mais brincadeiras – Se o pet for submetido a situações estressantes de forma rotineira, sua saúde pode ficar abalada. Portanto, cuidado para não deixar o cãozinho preso ou sozinho por muito tempo. Leve-o para passear em horários oportunos. Brincadeiras também são essenciais no universo dos pets. Elas são capazes de fortalecer os vínculos afetivos e fazem com que cães e gatos tenham uma imunidade melhor.
Alimentos que fortalecem o sistema imunológico – As rações para cães e gatos são completas e balanceadas. Mas, vez ou outra, podemos incluir alguns alimentos com propriedades nutritivas, como sardinha, que precisa ser oferecida cozida para nossos pets, conferindo a eles uma boa imunidade por ser rica em ômega 3 e vitamina D (que reduz as chances de doenças autoimunes). O iogurte natural – sem açúcar – também é excelente para nossos animais de estimação. Com probióticos (compostos de bactérias benéficas para o trato intestinal), ele auxilia na absorção de nutrientes e no fortalecimento do sistema imune. Outra sugestão, a cenoura – fonte de fibras, minerais (como fósforo, potássio, cálcio e sódio) e vitaminas (A, B2, B3 e C).
Para o pet idoso, alimentos que facilitam a mastigação – Quando há limitação pela ausência dos dentes, oferecer uma comida mais pastosa para o pet é fundamental. A ração úmida é o mais indicado e ainda existe a opção de alimentação natural (AN), que facilita a mastigação. As dietas para animais idosos precisam ser adequadas para o seu organismo. A orientação do médico veterinário irá auxiliar o tutor tanto na preparação quanto na escolha do tipo de alimento correto.
Vacinação em dia – Seguir os calendários de vacinação, vermifugação e controle de pulgas e carrapatos devem fazer parte da rotina, como uma forma da manutenção da saúde e bem-estar do animal. Agentes infecciosos podem entrar em nossa casa de diversas maneiras, muitos deles sendo trazidos conosco em nossas roupas e demais objetos que carregamos pela rua.