Casa e Decoração

7 passos para fazer o planejamento de uma reforma

09/02/2021
7 passos para fazer o planejamento de uma reforma | Jornal da Orla

 

Planejar uma reforma é considerada a etapa mais importante de uma obra. Isso acontece, pois um bom planejamento evitará erros e gastos além do previsto no orçamento.

Porém, planejar uma reforma não é tão simples como muitos pensam.

Um bom planejamento deve seguir o que chamamos de 7 principais passos para que seja feito com êxito. Com isso, escrevemos esse artigo para lhe mostrar quais são eles.

 

1. Orçamento

 

O orçamento é o primeiro passo. Isso porque é ele quem vai possibilitar executar as ideias que você está buscando com a reforma (ou não).

Para se fazer um bom orçamento, é essencial saber a quantidade exata que você está disposto a gastar com a reforma e o tempo para que ela se conclua.

Isso tudo deve estar alinhado com a sua ideia de como quer que fique a reforma, e o dinheiro precisa ser de acordo com o que a reforma irá exigir e o seu prazo.

É importante também, deixar uma quantidade para gastos além do previsto que surgem com muita facilidade e são normais em uma obra.

 

2. Contratar uma empresa especializada

 

Esse segundo passo pode não ser útil para todos, afinal, dependendo do tamanho da reforma, ela pode não exigir uma empresa.

Porém, caso a sua exija, é essencial que você contrate uma empresa especializada.

Uma empresa de pintura predial, por exemplo, deve ter um bom nome no mercado, um histórico bom e experiência com o segmento.

Contratar uma empresa para realizar uma reforma na sua casa não seria diferente. Ela deve ter um bom nome no mercado, histórico, experiência e um preço competitivo.

 

 

3. Cronograma

 

Ao contrário do que muitos pensam, um bom cronograma não é apenas definir quando será o começo da obra e o final.

Um bom cronograma é feito por etapas, baseadas na data de início e término da obra.

Por exemplo, uma obra está prevista para começar 01/02/2021 e acabar 01/05/2021. Dentro desses 3 meses, deve existir uma divisão das etapas da obra. Por exemplo, o primeiro mês é a parte da alvenaria, o segundo de instalações e o terceiro de acabamento.

Fazer essa divisão ajudará a evitar problemas e gastos além do previsto no orçamento.

 

4. Materiais de construção

 

Ir em busca de materiais de construção pode se transformar em dores de cabeça no futuro. Isso acontecerá caso não seja escolhido materiais de qualidade e pelo melhor preço possível.

Nesse momento, é importante fazer o orçamento com diferentes lojas de materiais de construção e comprar com a que proporcionar melhores condições de pagamentos e ter o melhor preço.

Outro ponto importante, é fazer o orçamento com várias empresas de aluguel de caçambas de entulho para recolher os resíduos da sua obra.

 

5. Mão de obra

 

Caso você não vá fazer a reforma com uma empresa, é essencial contratar a mão de obra suficiente com a qualificação necessária.

Com o projeto da obra feito, orçamento, cronograma e materiais necessários, você saberá qual a especialização que a mão de obra precisará ter.

 

6. Antecipe problemas

 

Após ter seguido todos os passos falados acima, você saberá possíveis problemas que podem aparecer.

É importante estar preparado para problemas comuns em obras, como atraso, falta de material, problemas com mão de obra e etc.

Portanto, reserve uma quantidade além do previsto no orçamento para possíveis problemas que podem atrasar ou até parar a sua obra.

 

7. Checklist

 

O momento de checklist é extremamente importante, porém muitas pessoas acabam esquecendo desse passo.

Baseado no cronograma, faça um checklist das etapas, materiais de construção comprados e prazos.

E coloque um concluído após a finalização.

Essa organização te ajudará a evitar erros e se prevenir de possíveis problemas.