Mundo Pet

Cães e gatos de Santos recebem vacina polivalente

06/03/2021
Cães e gatos de Santos recebem vacina polivalente | Jornal da Orla

Assim como para os humanos, a vacinação contra diversas doenças é fundamental para cães e gatos. Por isso, a Coordenadoria de Defesa Animal (Codevida) está visitando bairros de Santos e oferecendo, gratuitamente, as vacinas polivalentes V10 (para cães) e V4 (para gatos).

Na próxima semana, a equipe estará na Câmara Municipal (Rua Bittencourt, 29, Centro), entre os dias 8 e 12, Morro São Bento (quadra do Cruzeiro), de 15 a 19, e Alemoa (Travessa Almeida, 9), de 22 a 26. 

São 100 doses por dia, sendo 60 para cães e 40 para gatos. Os proprietários devem levar RG, CPF e comprovante de residência. Os cães devem ser conduzidos em guia, e os gatos em caixa transporte.

O veterinário Cristiano Silva Boueres explica que não são para combater a raiva. A direcionada a cães, evita dez doenças e, para gatos, quatro. Deve-se vacinar esses pets a partir de dois meses de idade. "Eles devem estar bem de saúde, não podem estar com febre, nem ter pulgas ou carrapatos. Caso contrário, diminui a eficácia da vacina". 

Para filhotes de cães até um ano, são necessárias três aplicações da vacina, uma por mês. Já os filhotes de gatos precisam de duas vacinas, também uma por mês. Para pets adultos, basta uma dose por ano.