Santos

Comissão em Santos planeja ações para o bicentenário da Independência do Brasil

02/03/2021
Comissão em Santos planeja ações para o bicentenário da Independência do Brasil | Jornal da Orla

O dia 7 de setembro de 2022 será marcado pelas comemorações do Bicentenário da Independência da República em todas as cidades do Brasil. Em Santos, terra de José Bonifácio de Andrada e Silva, o Patriarca da Independência, foi criada uma comissão especial para tratar dos preparativos para as ações, eventos e obras que serão realizados em setembro do próximo ano.

 

Formada por representantes de várias secretarias municipais e por entidades da sociedade civil, a comissão se reuniu pela primeira vez na segunda-feira (1º), e repetirá as reuniões ordinárias em todas as primeiras segundas-feiras de cada mês. Nesse primeiro encontro, os integrantes foram divididos em cinco grupos técnicos de trabalho: agenda, captação de recursos, eventos, comunicação e projetos e obras.

 

"Pretendemos desenvolver atividades educativas, programar eventos na Cidade e também estamos estudando algumas obras a serem realizadas, para conclusão por ocasião do Bicentenário. Nós vamos atuar, prioritariamente, na figura de José Bonifácio, ressaltando seu papel na independência, pois esse é o diferencial da Cidade", destacou Luiz Guimarães, presidente da Fundação Arquivo e Memória de Santos, entidade que coordena a comissão.

 

Estão em fase de estudos as obras de reurbanização da Praça Barão do Rio Branco, do Pantheon dos Andradas e a criação de outros pontos no Centro, destacando a figura do Patriarca da Independência. Foram essas as possíveis intervenções propostas pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano, aprovadas por unanimidade pelos membros da comissão.

 

SOCIEDADE
Além dos membros fixos da comissão, Guimarães ressaltou a importância da participação da sociedade civil como um todo na construção das ações deste momento histórico: "Esses grupos de trabalho não são restritos aos integrantes da comissão. Podem ter integrantes de fora da comissão, pessoas que tenham interesse em participar, o que seria bom, inclusive".

 

Quem quiser participar dos trabalhos ou oferecer alguma sugestão para a comissão pode entrar em contato através do e-mail [email protected].