Esportes

Revelação do atletismo nacional realiza treinamento em Praia Grande

26/02/2021
Revelação do atletismo nacional realiza treinamento em Praia Grande | Jornal da Orla

O esporte brasileiro é referência na revelação de grandes nomes em diversas modalidades. Trilhando um caminho de sucesso com passadas largas e firmes, uma das novas promessas do atletismo nacional é o fundista Daniel Ferreira do Nascimento. Aos 22 anos, o corredor vem alcançando resultados relevantes nas provas de 5 e 10 mil metros. Na quinta-feira (25), o jovem participou de um treinamento na Pista Municipal de Atletismo de Praia Grande e aproveitou a oportunidade para elogiar a estrutura e o programa praia-grandense SuperEscola.

 

Nascimento, que já foi convocado para a seleção brasileira, treinou ao lado de outras três jovens atletas que são apontadas também como promessas da modalidade: Ana Beatriz Trajano (especialista em 1.500 e 3 mil metros rasos), Geovana Fernanda Santos (3 mil metros com obstáculos e 5 mil metros rasos) e Evellin Passos (3 mil metros com obstáculos e 5 mil metros rasos). O quarteto integra o elenco da Associação Bauruense de Desportos Aquáticos (ABDA). As atividades foram comandadas pelo técnico da ABDA e da Prefeitura de Bauru, que também já recebeu convocações para dirigir a seleção nacional, Neto Gonçalves.

 

Títulos importantes nas últimas temporadas fizeram com que o jovem e ilustre filho da pequena Paraguaçu Paulista fosse respeitado dentro do atletismo. Entre as conquistas, Nascimento foi campeão em 2020 dos 10 mil metros do Troféu Brasil, da Copa Brasil de Cross Country e da Meia Maratona Internacional de São Paulo. Outro destaque é que a promessa do atletismo nacional para o próximo ciclo olímpico ocupou o posto de melhor brasileiro na classificação da última edição da São Silvestre, tradicional corrida de rua São Silvestre.

 

“Eu iniciei no atletismo em um projeto social da Prefeitura de Paraguaçu Paulista, ‘Alunos hoje, atletas amanhã’. O esporte entrou na minha vida e mudou tudo. Eu era bagunceiro e passei a ser mais determinado e disciplinado. Praia Grande está de parabéns pelo desenvolvimento do programa SuperEscola, que oferece para as crianças e jovens diversas atividades esportivas. Acreditem em seus sonhos e não desistam. No começo é difícil, mas nós conseguimos superar”, declarou o Daniel.

 

O fundista elogiou ainda a estrutura da Pista de Atletismo de Praia Grande. “Eu só conhecia a pista por fotos e tinha vontade de vir até aqui. A Cidade está de parabéns. A pista aqui da cidade é de alta qualidade. O treino foi muito positivo. Espero voltar aqui um dia para competir”, disse a jovem revelação.

 

O técnico da ABDA, Neto Gonçalves, também destacou a estrutura esportiva encontrada em Praia Grande. O treinador explicou que os atletas fizeram uma avaliação no laboratório em Santos e que aproveitou a oportunidade para o treinamento em solo praia-grandense.

 

“A comunidade do atletismo fala muito de Praia Grande, referência para os atletas da modalidade por conta da qualidade da pista municipal. Já tinha estado aqui em uma competição estudantil. Além da ótima qualidade do equipamento, a cidade tem uma localização privilegiada também por ficar no nível do mar, fator que favorece os atletas fundistas que praticam provas mais longas”, afirmou Neto.