Pensar em uma abordagem feminista dos estudos de dramaturgia e da produção dramatúrgica, investigando a participação das mulheres no circo. Esse é o objetivo do projeto Dramaturgia Feminista voltada a Palhaçaria, escrito pela atriz santista Juliana Bordallo, que terá apresentação nos dias 25 e 26 de fevereiro, a partir das 19h, no Youtube e Facebook.
“Ele dialoga sobre o contexto histórico do lugar de fala das mulheres que lutaram para ocupar o picadeiro e provoca reflexão sobre a construção do jogo cômico partindo de uma narrativa que contempla o universo feminino. Busca também revisitar e rever o tradicional e suas produções, e assim elucidar e tornar consciente a importância da palhaçaria e comicidade feminina e feminista”, afirma Juliana.
Todo o projeto será realizado de maneira remota com duas sessões da palestra e do número “Escolhas” que aborda as relações tóxicas e abusivas. Na sequência das trasmissões acontecerá um bate-papo ao vivo sobre o assunto.
O projeto foi contemplado pela Lei Aldir Blanc através do Concurso Cultural – Prêmio Alcides Mesquita – Mesquitinha. Para escrevê-lo, a atriz realizou uma ampla pesquisa histórica e aliou a prática da narrativa feminista através da comicidade.