Meio Ambiente

Voluntários podem colaborar com horta do Jardim Botânico de Santos

17/02/2021
Voluntários podem colaborar com horta do Jardim Botânico de Santos | Jornal da Orla

Os canteiros do Jardim Botânico Chico Mendes ganharam uma nova finalidade há alguns meses. Desde outubro do ano passado, o programa 'Quem Planta, Colhe' vem utilizando o espaço para o cultivo de hortaliças e plantas ornamentais, destinando metade da produção aos voluntários e os outros 50% a cooperativas de catadores.

 

"As pessoas que participam do projeto aprendem sobre agricultura urbana, compostagem, fazem plantio de hortaliças e algumas plantas ornamentais; elas também podem levar parte da produção para casa", explica o chefe da Seção de Educação Ambiental do parque, Victor Nagib.

 

O programa tem o objetivo de revitalizar o local e dar nova utilidade aos canteiros ociosos. Atualmente, o programa conta com 15 participantes, podendo se estender até, no máximo, 20 inscritos, a fim de evitar aglomeração.

 

O projeto ocorre às terças, das 14h às 17h. Para se inscrever, basta comparecer ao Jardim Botânico (Rua João Fraccaroli s/n°, Bom Retiro), das 8h às 19h, e ir à Seção de Educação Ambiental, onde será aberto um processo e o voluntário precisará assinar termo de compromisso. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados por um responsável.

 

O programa segue as normas de prevenção à covid-19, como uso obrigatório de máscara facial, distanciamento de 1,5 metro e disponibilização de álcool em gel, que deve ser utilizado antes e depois das atividades.