Santos

Campanha em ciclovia de Santos inicia com 265 ciclistas abordados

17/02/2021
Campanha em ciclovia de Santos inicia com 265 ciclistas abordados | Jornal da Orla

Frases de orientação foram repetidas inúmeras vezes por agentes e educadores de trânsito de Santos, no primeiro dia da campanha para ciclistas, iniciada na terça-feira (16), pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). No local onde foi iniciada, na pista da orla exclusiva para bicicletas, altura do canal 1, 265 condutores de bikes foram abordados em duas horas de ação.

No primeiro dia, não houve nenhuma apreensão, mas a campanha segue durante a semana (e também na próxima) em outros pontos da mesma ciclovia. A maioria das abordagens foi para indicação do trajeto correto que deve ser feito pelo ciclista ao deixar a pista da orla para transpor a Av. Presidente Wilson em direção à Av. Pinheiro Machado, ponto com sinalização semafórica para bicicletas. Isso para continuar seu percurso, de forma segura, pela ciclovia que margeia o canal 1.

 

Redução nas mortes de ciclistas
O objetivo das ações voltadas aos ciclistas é tornar o trânsito mais seguro. No ano passado, o Município registrou redução de mortes de condutores de bikes, com quatro óbitos contra oito ao longo de 2019. O mesmo ocorreu em relação aos acidentes com bicicletas, que foi de 152 para 89.

Com a campanha, a CET visa disciplinar o trânsito pelas ciclovias e também conscientizar os ciclistas sobre as normas para condução segura do veículo. Está prevista a apreensão da bike, caso o condutor não atenda à orientação recebida e insista no comportamento inseguro.

Se tiver a bicicleta recolhida, precisará passar por reciclagem gratuita oferecida pela própria companhia que, neste período de pandemia, funciona de forma on-line. Na atividade, recebe informações sobre normas de trânsito para a circulação em bicicleta, além de noções de cidadania.

Caso não queira fazer a reciclagem, o condutor terá que pagar a taxa de apreensão, no valor de R$ 47,80, para reaver o veículo. Mais informações pelo Serviço de Atendimento ao Cidadão, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, pelo telefone 3228-9300.