Geral

Narrador chama Lucas Braga de chr39crioulinhochr39 e Santos ameça ir à Justiça

04/02/2021
Narrador chama Lucas Braga de chr39crioulinhochr39 e Santos ameça ir à Justiça | Jornal da Orla

Durante a transmissão do jogo entre Grêmio e Santos na quarta-feira (3), válido pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro, o narrador da Rádio Grenal, Haroldo de Souza. chamou o atacante santista Lucas Braga de “crioulinho” e “cidadão de cor”. O momento foi amplamente compartilhado nas redes sociais.  A ofensa pode ser enquadrada como crime de injúria racial.

 

Assista o momento:

 

Após o vídeo se tornar viral, o narrador tentou se defender: "Sou filho de negro-nego Benê. Sou casado com uma mulher da raça negra. Fui criado em meio ans negros. Criei uma escola de samba com todos os integrantes negros, só dois brancos e um sarará", emendou.

 

Por sua vez, a Rádio Grenal emitiu um comunicado: "A direção da Rádio Grenal não compactua com qualquer tipo de atitude discriminatória a quem quer que seja, pautando sua atuação através do respeito a todos, sem exceção. Salientamos nosso apreço à sociedade em geral, sem qualquer tipo de discriminação".

 

Em suas redes sociais, o clube da Baixada Santista divulgou uma nota de repúdio:

 

 “O Santos FC não vem por meio desta apenas lamentar ou repudiar os termos racistas utilizados pelo narrador Haroldo de Souza, da Rádio Grenal. Não cabem mais lamentos ou notas de repúdio sobre racismo em pleno 2021. Cabe ação e mobilização. O Clube, através de seu departamento jurídico, tomará medidas cabíveis, da mesma maneira esperamos uma reação efetiva do veículo de comunicação empregador desse senhor e da própria comunidade que compõe a audiência de tal rádio. É no silêncio, na omissão, na relativização frente ao preconceito que o racismo cresce silenciosamente e se estabelece de forma estrutural em nossa sociedade. Basta de tolerância com racismo! Basta!”