Mais de 1.200 metros da Av. Washington Luís (canal 3), desde o encontro com as ruas Luiza Macuco e Lucas Fortunato, até a Av. Gal. Francisco Glicério, vão ser modernizados com novas sarjetas, pavimentação e implantação de rampas de acessibilidade, entre outros itens.
A obra começou na manhã de segunda-feira (1º), com execução de sarjetas. Os serviços estão concentrados na pista sentido Centro/praia, entre as ruas Lucas Fortunato e Almeida de Moraes. Nesta fase da obra, não ocorrem interdições de trânsito.
A intervenção vai beneficiar os quase 27 mil moradores dos bairros Encruzilhada e Vila Mathias, além de quem circula pelo local, um dos principais caminhos para o Centro Histórico e Comercial de Santos. O restante da via, desde a Av. Francisco Glicério até a orla da praia, foi revitalizada anteriormente.
PAVIMENTAÇÃO E ACESSIBILIDADE
Todo o pavimento antigo será raspado com máquina (fresado) e refeito sobre a base de paralelepípedo. Para evitar a formação de fissuras e trincas no asfalto, em decorrência da movimentação da base em paralelepípedos, toda a área receberá uma manta geotêxtil. A pavimentação será concluída com a aplicação de asfalto com sete centímetros de espessura.
A obra envolve a implantação de 57 novas rampas de acessibilidade na via, além da execução de 5.115 metros de sarjeta. Todos os 198 tampões em ferro fundido dos poços de visitas serão substituídos e instalados sobre uma laje pré-moldada em concreto armado de 1,20 x 1,20 metro, no padrão da Sabesp. Todas as 160 bocas de lobo do trecho da via terão as grelhas de concreto trocadas e 24 delas serão substituídas.
Trata-se de um investimento de exatos R$ 2.568.658,25, recursos de convênio com o governo do Estado, por meio do Dadetur. Sob o gerenciamento da Secretaria de Infraestrutura e Edificações, os serviços são executados pela Construtora Ferreira Marques, vencedora da licitação.