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Porto de Santos vê início de circulo virtuoso com novo PDZ

30/01/2021
Porto de Santos vê início de circulo virtuoso com novo PDZ | Jornal da Orla

2021, quando o Porto de Santos completa 129 anos de existência, promete ser um indicativo do ritmo das mudanças previstas previstas para acontecer nas próximas duas décadas. É neste ano que começam a aparecer os primeiros resultados do Plano de Desenvolvimento e Zoneamento (PDZ) do Porto de Santos, aprovado em julho de 2020, e serão realizados os estudos que vão definir o modelo do plano de desestatização da autoridade portuária — a privatização da Santos Port Authority, denominação gourmet da antiga Codesp.

 

Plano bilionário
Após ficar 15 anos sem ser atualizado, o Plano de Desenvolvimento e Zoneamento (PDZ) busca tornar o porto mais ágil, eficiente, barato e seguro. Ele estabelece a ocupação das áreas públicas, de modo a criar um ambiente mais favorável para os investimentos. a principal meta é elevar a capacidade do complexo santista em aproximadamente 50% até 2040, atingindo 240,6 milhões de toneladas. A Autoridade Portuária estima que, nos próximos 10 anos, devem ser investidos R$ 9,65 bilhões no Porto de Santos.

As instalações destinadas a contêineres terão um dos maiores crescimentos de capacidade: 64%, saindo de 5,4 milhões TEU (contêiner padrão de 20 pés) para 8,7 milhões TEU, com um novo terminal dedicado na região do Saboó. 

Também são esperados aumentos nas movimentações de granéis sólidos vegetais (37%, indo para 95,3 milhões de toneladas), granéis líquidos (40%, indo para 22,4 milhões de toneladas), granéis minerais (43%, chegando 17,2 milhões de toneladas) e celulose (48%, para 10,5 milhões de toneladas).

"O novo PDZ representa um avanço não só para Baixada Santista, mas para toda a cadeia logística nacional que depende do principal equipamento do comércio exterior brasileiro”, afirma o diretor-presidente da SPA, Fernando Biral.

 

Milhares de empregos 
A Autoridade Portuária acredita que, nos próximos cinco anos, as obras e os novos postos de terminais permitirão criar 60,4 mil empregos — o equivalente a 21% da população ocupada nas três cidades do entorno do Porto – Santos, Guarujá e Cubatão.

Somente em obras, a SPA projeta a criação de 58 mil empregos nos próximos 5 anos, sendo 19,3 mil diretos, 9 mil indiretos e 29,7 mil efeito-renda (resultantes do consumo dos trabalhadores diretos e indiretos).

Além disso, a ampliação de capacidade e movimentação resultará em ao menos 2,4 mil novos empregos diretos nos terminais, um incremento de 15% sobre a base atual, saindo de 16,1 mil trabalhadores para 18,5 mil – incluídos na conta os trabalhadores vinculados aos terminais portuários e avulsos escalados pelo Órgão Gestor de Mão de Obra (Ogmo).

 

Privatização
Com previsão para seren concluídos antes do meio do ano, os estudos de desestatização do Porto de Santos vão definir como as responsabilidades hoje da Autoridade Portuária passarão para a iniciativa privada. A meta é promover o leilão no ano que vem.

Hoje, as operações portuárias já estão com a iniciativa privada —desde 1994, quando foi criado o Programa de Arrendamentos e Parcerias (Proaps). O que se discute agora é como serão realizados serviços de manutenção, como a dragagem do canal do estuário.

A crença é que a entrada do setor privado na gestão dos portos gere maior fluxo de investimentos e mais dinamização da atividade portuária, "além da modernização e melhoria dos níveis de serviços, aumento da eficiência, competividade e incorporação das melhores práticas internacionais", diz o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas.

Em diversas oportunidades, o ministro ressaltou que será incluída, entre as obrigações do vencedor da concorrência pública, a construção do túnel submerso ligando Santos e Guarujá. 

 

Internet das coisas
A Autoridade Portuária pretende implantar uma rede sem fio de longo alcance, para viabilizar a tecnologia conhecida como Internet das Coisas. Presente nos setores mais produtivos do mundo, ela permite eficiência, segurança, velocidade, precisão, conectividade e redução de custos. 

As possibilidades de uso são as mais variadas: facilitar movimentação de contêineres, controle de máquinas como guindastes, sensores de chuva, incêndio, vazamento de gás e ambiental, elevadores, temperatura, monitoramento de vagas em pátios, controle de equipamentos,  sistemas de identificação, detecção de movimento, medidores de energia.

Festival e concurso
Para comemorar os 129 anos da atracação da primeira embarcação no Porto de Santos, o Nasmith, será realizado na terça-feira (2), o 2º Festival Porto Cidade, evento virtual que terá apresentações dos finalistas do Festival de Cenas Teatrais (Fescete), live com a nadadora Ana Marcela (seis vezes campeã mundial em águas abertas) e também participação de representantes do projeto Mantas do Brasil, de preservação do ecossistema marinho.

Até dia 31, acontece o Concurso de Fotografia Porto-Cidade. Todas as fotos publicadas no Instagram com a hashtag #FestivalPortoCidade2021 serão avaliadas por um júri (os fotógrafos  Marcelo Justo e Fernanda Luz, e a jornalista Flávia Saad). As três melhores serão expostas no Instagram e Facebook da SPA e no Instagram do Juicy Santos. A primeira colocada ficará por uma semana como destaque no novo site do Porto de Santos, recém-lançado.