Meio Ambiente

Ação em Praia Grande chama atenção para o lixo no mar

28/01/2021
Ação em Praia Grande chama atenção para o lixo no mar | Jornal da Orla

"Lixo na praia mata". A frase chama a atenção de munícipes e turistas para uma triste realidade que ocorre em Praia Grande e nas demais cidades litorâneas da Baixada Santista. O descarte inadequado de lixo nas praias é responsável pela morte de animais marinhos. Com o objetivo de conscientizar as pessoas para o tema, o Instituto Biopesca (IBP) realizou uma ação de educação ambiental em pontos estratégicos do Município no início deste ano.

 

Dois outdoors foram instalados pelo Instituto na cidade. Os locais escolhidos levaram em conta o grande trânsito de pessoas, nas margens da Via Expressa Sul, nas avenidas Doutor Roberto de Almeida Vinhas e Ministro Marcos Freire. Uma outra ação semelhante efetuada pelo IBP também ocorreu em Peruíbe.

 

De acordo com dados do Bipoesca, esse descarte inadequado de lixo nas praias impacta seriamente a vida dos animais que habitam esse ecossistema. Um exemplo são as aves costeiras, que podem se intoxicar ao se alimentarem dos restos deixados na areia.

 

Resgate

Para acionar o serviço de resgate de mamíferos, tartarugas e aves marinhas, vivos, debilitados ou mortos, entre em contato pelos telefones 0800-642-3341 (horário comercial) ou (13) 99601-2570 (WhatsApp e chamada a cobrar).

 

Biopesca

O Instituto Biopesca funciona como uma das referências no desenvolvimento de pesquisas e atividades relacionadas à pesca e aos animais marinhos na Região Metropolitana da Baixada Santista. A ONG deu mais um importante passo para consolidar o trabalho desenvolvido com a criação da Unidade de Estabilização de Animais Marinhos. O setor realiza o atendimento inicial dos animais resgatados vivos durante o monitoramento realizado pela organização.

 

A Unidade de Estabilização conta com áreas específicas. Destaque para o ambulatório, sala de recuperação e cozinha. Além de medicação e demais cuidados, os animais resgatados recebem uma dieta diferenciada. O setor possui ainda grandes tanques em que são realizados os trabalhos de recuperação. Por conta da estrutura existente, a Biopesca tem capacidade de tratar até um golfinho. Após todos os procedimentos necessários, os animais atendidos são devolvidos para o seu ambiente natural.

 

Parceria

A nova sede do Instituto Biopesca em Praia Grande é um prédio considerado modelo em sustentabilidade. O espaço tem elementos como sistema para utilizar água de reuso, telhas, lixeiras e móveis produzidos com produtos reciclados e ainda iluminação especial que economiza energia. A Prefeitura de Praia Grande cedeu o imóvel para a ong, que executou a reforma do local.