As ações e projetos de Santos para intensificar os investimentos em tecnologia e desenvolver parcerias público-privadas (PPP), com o objetivo de melhorar os serviços públicos aos cidadãos, foram destaques no portal ConnectedSmartCities, especializado em conteúdo sobre cidades inteligentes.
Em 2020, Santos ficou em sétimo lugar no ranking ConnectedSmartCities, organizado pela Urban System e empresa Necta, o qual mapeou os 673 municípios com mais de 50 mil habitantes no País, apontando as cidades mais inteligentes e conectadas de acordo com 70 indicadores. No eixo de Meio Ambiente, o Município ficou com o primeiro lugar.
Entre as iniciativas destacadas pelo portal estão a criação da Secretaria de Planejamento e Inovação e a previsão de lançamento de PPPs para a gestão da iluminação pública, gestão dos resíduos sólidos, implantação de habitações de interesse social na região Central e oferta de internet gratuita (Wi-fi público).
Também: as propostas para ampliação dos recursos de tecnologia na rede municipal de ensino e nas Vilas Criativas, além do estímulo às empresas do setor com a nova sede do Parque Tecnológico de Santos.
SEGURANÇA
A meta de ampliar o monitoramento por câmeras integradas ao Centro de Controle Operacional (CCO) – inaugurado pela Prefeitura em 2020 – foi ressaltada pela matéria: “A Segurança Pública, apesar de não ser responsabilidade das Prefeituras, é uma das principais preocupações dos brasileiros e tem recebido importantes investimentos em Santos”, cita a publicação.
De acordo com o secretário municipal de Planejamento e Inovação, Fábio Ferraz, a Cidade deverá passar das atuais 1.498 câmeras integradas ao CCO para um total de três mil até o final de 2023. Para isso, o Município buscará recursos e parcerias com a iniciativa privada.