Santos recebeu, nea segunda-feira (18), um contêiner refrigerado para armazenamento das doses destinadas à população santista da vacina Coronavac, que imuniza contra a covid-19.
Cedido ao Município pela empresa MSC, o equipamento tem 6,1 metros de comprimento por 2,4 de largura e 2,6 de altura, com temperatura interna variável entre 2ºC e 8ºC. Foi instalado na Arena Santos, onde permanecerá durante a campanha de vacinação para acondicionamento adequado das doses.
No período de vacinação, a Arena Santos funcionará como um centro de logística, sob segurança 24 horas, onde ficarão concentradas as vacinas, que serão distribuídas diariamente às policlínicas, conforme a demanda já estudada de cada unidade.
O prefeito de Santos, Rogério Santos acompanhou a chegada do contêiner e comentou sobre as expectativas da vacinação na Cidade. "Vamos trabalhar muito para manter a eficiência desse sistema que montamos aqui, toda essa logística que hoje continua com a vinda de um contêiner de refrigeração”, afirmou ele, que também agradeceu a parceria com a MSC para viabilizar o armazenamento. O contêiner será devolvido após a conclusão da imunização.
Na noite de segunda-feira (18), o prefeito Rogério Santos participa de reunião na capital sobre os preparativos para a imunização na Cidade. Após a aplicação da primeira dose da Coronavac no domingo (17), ele entrou em contato com autoridades do Estado a fim de obter informações sobre a campanha de vacinação e detalhar a estrutura montada em Santos. “Falei com o governador e com o secretário estadual da Saúde para manter um acompanhamento”.
ESTRUTURA
A Secretaria de Saúde estima custeio de R$ 1 milhão para manter toda a estrutura de vacinação na primeira etapa da campanha, incluindo contratação de 179 profissionais específicos para vacinação; veículos e motoristas para distribuir ou remanejar vacinas e insumos, além de transportar a equipe que realiza a vacinação em acamados; abertura de todas as policlínicas aos sábados para vacinação. Já houve a compra de seringas, agulhas, caixas para descarte de materiais perfurocortantes, entre outros.
O início da vacinação em Santos continua programado para o dia 25, mas poderá ser antecipado caso as doses cheguem antes.
PRIMEIRAS DOSES
Conforme orientação do Estado de São Paulo, as primeiras doses que chegarem ao Município serão destinadas aos profissionais que atuam na linha de frente, em especial aos que atendem pacientes acometidos pela doença. As doses serão disponibilizadas às instituições de saúde para que providenciem a vacinação no local de trabalho destes profissionais. Será disponibilizada a metade das doses e a outra metade, reservada para a aplicação da segunda dose, para garantir o esquema completo de vacinação aos profissionais.
Para os demais profissionais de saúde e outros públicos, as vacinas estarão disponíveis nas 31 policlínicas da Cidade, de segunda a sábado, das 8h às 17h. Para os acamados, as inscrições seguem até dia 22 na policlínica do bairro. O cuidador ou acompanhante deve levar RG, comprovante de residência e laudo médico que atesta a condição do paciente.
Cronograma da primeira fase da campanha:
Trabalhadores da saúde
25/1 – Início da aplicação da primeira dose
15/2 – Início da aplicação da segunda dose
75 anos ou mais
8/2 – Início da aplicação da primeira dose
1/3 – Início da aplicação da segunda dose
70 – 74 anos
15/2 – Início da aplicação da primeira dose
8/3- Início da aplicação da segunda dose
65 – 69 anos
22/2 – Início da aplicação da primeira dose
15/3 – Início da aplicação da segunda dose
60 – 64 anos
1º/3 – Início da aplicação da primeira dose
22/3 – Início da aplicação da segunda dose
Locais
31 policlínicas – todas da Atenção Básica, exceto posto Ilha Diana, cuja população prioritária será vacinada pela equipe da unidade de saúde do bairro, seguindo cronograma por faixa etária. De segunda a sábado, das 8h às 17h.
Documentos:
Trabalhadores da saúde: carteira do conselho de classe (CRM, Coren e outros), crachá ou holerite, acompanhado de documento de identidade com foto e comprovante de residência em Santos;
Idosos: documento de identidade com foto (RG ou CNH) e comprovante de residência em Santos.