Secretaria da Saúde de São Vicente anunciou, na segunda-feira (11), o Plano Municipal de Vacinação contra a Covid-19. Toda a estratégia manterá, rigorosamente, os cuidados para evitar aglomeração de pessoas, medidas que impeçam a transmissão da doença e a segurança de todos os profissionais da saúde.
O documento estabelece parcerias; previsão de insumos; logística que envolve o deslocamento de equipes, entrega de insumos e armazenamento das vacinas; organização financeira; capacitação para equipes de profissionais que participam da vacinação; além de estratégias para comunicação e mobilização social.
O cronograma segue o calendário divulgado no Plano Estadual de Imunização, com início da oferta das doses em 25 de janeiro. O primeiro grupo a receber a vacina será dos trabalhadores da saúde, que conta com 8.717 profissionais, e os indígenas, com 150 pessoas.
No dia 8 de fevereiro, idosos com 75 anos ou mais devem receber a dose. Em 22 de fevereiro é a vez das pessoas com idades entre 65 e 69 anos. Já em 1º de março, o grupo de 60 a 64 anos será imunizado. O grupo dos idosos representa 37.534 pessoas na Cidade. Ao todo, devem ser imunizadas em São Vicente 46.401 pessoas.
A aplicação da vacina será feita em duas doses, com intervalo de 21 dias. A segunda dose deve ser do mesmo tipo da primeira, porque vacinas de outros fabricantes devem ser incorporadas em breve pelo Ministério da Saúde.
Acamados – Para os idosos acamados foi anunciada a possibilidade de o agendamento ser por telefone ou WhatsApp. O idoso deve ligar no número (13) 3467-6632, das 9 às 17h.
A capacitação das equipes de vacinação está programada para os dias 19 e 20 de janeiro.
Todas as Unidades Básicas de Saúde e Estratégias de Saúde da Família ofertarão a vacina, de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h30.