Notícias

Guarujá prepara 22 postos para iniciar vacinação contra a covid-19

11/01/2021
Guarujá prepara 22 postos para iniciar vacinação contra a covid-19 | Jornal da Orla

A Prefeitura de Guarujá está com a sua rede municipal de saúde estruturada para dar início à campanha de vacinação contra a Covid-19. O Município pretende disponibilizar à população 22 postos, sendo 20 deles fixos, e prevê o início da campanha a partir do dia 25 de janeiro. A estimativa da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) é de que, inicialmente, cerca de 40 mil pessoas sejam vacinadas na Cidade.

 

Deste modo, numa primeira etapa, serão 27.115 idosos e outros 10.701 profissionais de saúde a serem imunizados dentro do público-alvo prioritário estabelecido pelo Governo do Estado. O Município aguarda diretrizes para definir se prosseguirá com o Plano de Vacinação Estadual ou Nacional. O detalhamento da campanha será divulgado em momento oportuno pela Prefeitura.

 

Os 20 postos fixos deverão ser distribuídos entre unidades básicas (UBS) e de saúde da família (Usafas), e outros dois postos serão volantes, inicialmente nas sedes da Guarda Civil Municipal (GCM), no Jardim Helena Maria e em Vicente de Carvalho.

 

De maneira preventiva, a Secretaria já havia adquirido cinco câmaras de refrigeração para o armazenamento de até 800 doses cada.

 

Comunicado

O Estado comunicou que as doses serão encaminhadas ao Município semanalmente, pelo Grupo de Vigilância Epidemiológica IV /Santos. Ainda não é possível especificar qual será esse quantitativo e quando a primeira remessa deverá chegar a Guarujá. Por outro lado, a Prefeitura dispõe de insumos suficientes, entre agulhas e seringas, para iniciar a campanha. O Estado já sinalizou que enviará novos itens que garantirão o término da ação.

 

O secretário de Saúde de Guarujá, explica que a Cidade está organizada para a campanha. “A Vigilância em Saúde seguirá a estratégia das demais campanhas realizadas. Inclusive, criamos um Plano Operativo Municipal, que envolve a questão da segurança pública, para garantir que as pessoas do público-alvo tomem a dose”, destacou. Segundo ele, a questão de segurança inclui ainda os profissionais e equipamentos de segurança municipais e também do Estado.