Bertioga recebeu pela 11ª vez consecutiva a certificação Município VerdeAzul, ficando na 38ª posição dentre os 645 municípios paulistas. A cerimônia de premiação aconteceu, de forma virtual, na quinta-feira (17).
Todos os municípios de São Paulo são ranqueados pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e avaliação incluiu dez diretivas: município sustentável, estrutura e educação ambiental, conselho ambiental, biodiversidade, gestão das águas, arborização urbana, qualidade do ar, uso do solo, esgoto tratado e resíduos sólidos. A pontuação vai de zero a 100 e, para obter o selo, o município deve ter uma média acima de 80.
A chefe de Planejamento e Educação Ambiental, Mylene Lyra, afirma que o programa incentiva ações para a melhoria contínua da sustentabilidade e do meio ambiente. “Chegamos nesta posição graças aos diversos trabalhos realizados em 2019. Esta colocação é motivo de orgulho para os moradores de Bertioga”, disse.
Sobre o programa
O Programa Município VerdeAzul foi lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo. Tem o intuito de medir e incentivar a eficiência da agenda e gestão ambiental dos municípios, além de prestar auxílio para execução dos projetos.