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5 passos simples para desenvolver uma estratégia de MKT boca a boca eficiente

18/12/2020
5 passos simples para desenvolver uma estratégia de MKT boca a boca eficiente | Jornal da Orla

Quero deixar 5 valiosas dicas para desenvolver um negócio baseado em indicações de qualidade.

1) Para quem não sabe o que quer, qualquer coisa serve.
Já sabemos que ter um objetivo definido é premissa básica para chegar em algum lugar e é por essa razão que quero escrever um pouco sobre o pensamento estratégico. Todos temos uma quantidade de recursos e tempo limitada, por isso, ter foco e clareza sobre qual produto/serviço é mais rentável vai te aproximar do seu objetivo. E a melhor maneira de alcançar um objetivo e dividi-lo em partes, por exemplo, metas diárias mínimas de vendas. Elimine as distrações, foco e ação!

2) Vender junto é melhor do que sozinho.
Acredite, hoje somos a média das pessoas que passaram por nossa vida e as pessoas que você irá conhecer vai determinar o seu futuro. Ter uma rede de contatos qualificada (networking) é um excelente – e barato – recurso para você elevar o seu nível intelectual nos negócios, capacitar-se profissionalmente, desenvolver a sua liderança, ter acesso a informações de qualidade e aumentar a sua influência. Encontre um meio de ampliar constantemente a sua rede de contatos, porém, tão importante quanto agregar novas pessoas é fazer a manutenção da sua rede. Como mágica, você vai perceber que ao inserir contatos de qualidade no seu networking os contatos sem muita relevância vão desaparecendo (se afastando). Procure grupos profissionais de negócios que podem elevar a qualidade do seu networking, aliás, você já deve ter escutado isso: Quem tem contatos, tem tudo!

3) Se quer ir longe, vá acompanhado.
Parcerias estratégicas é uma arte pouco utilizada para faturar aqueles dígitos a mais. Não tenho dúvida de que muitas empresas podem aproveitar o seu produto/serviço como uma excelente forma de oferecer aos clientes vantagens adicionais ou mesmo uma solução mais completa no ato da venda. Os consumidores pagam por comodidade! Pense no seu cliente antes e depois dele chegar até você: Como funciona esse ciclo de compra? De onde esse cliente veio e para onde ele vai? Pesquise que tipo de negócio tem sinergia com o seu e ofereça uma parceria. Vender em um ambiente colaborativo gera recorrência de vendas diária para ambos.

4) As pessoas não compram de quem elas não confiam.
A confiança é a base para qualquer relacionamento duradouro, inclusive, entre comprador e vendedor. Não quero parecer clichê, mas percebo no dia a dia alguns gaps. Uma quantidade grande de empresas não cumprem minimamente pré-requisitos importantes para elevar a própria reputação, como: ter agilidade nos orçamentos e envio de propostas; entregar sempre um pouco mais do que o esperado; respeitar os prazos de entrega; estar sempre a disposição; manter uma comunicação transparente e sincera; resolver as adversidades com atitude positiva. Jamais devemos nos contentar com a mediocridade quando a excelência é uma opção.

5) As pessoas não compram de quem elas não gostam.
Assim como eu, acredito que você não retorne à um lugar onde não foi bem tratado. Ser simpático é fundamental para criar aproximação com o seu público (rapport) e deixar as pessoas mais a vontade, envolvendo-os no processo de vendas. As pessoas precisam sentir-se felizes quando estão em contato contigo. Qualquer contato que você faça é uma oportunidade de desenvolver um aliado. Estude um pouco sobre marketing pessoal, desenvolva o hábito da leitura e fique atendo com a forma como você se comunica (linguagem, postura, tom de voz). As pessoas esquecem o que fazem para outras mas nunca esquecem o que fazemos por elas. Ter uma personalidade agradável e um sorriso no rosto ainda é uma forma eficiente de abrir portas.

Bons negócios e sucesso!

*Alexandre Mantovani é especialista em Networking Profissional e Orientador para Relacionamentos Profissionais de Resultado ¦ Empresários e Empreendedores ¦ Suporte para construção de contatos profissionais e duradouras para resultados mútuos. www.bnibrasil.com.br


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