Clara Monforte

Como vocês vêem suas vidas cinco anos à frente?

29/08/2020
Como vocês vêem suas vidas cinco anos à frente? | Jornal da Orla

Na coluna anterior, perguntei a alguns amigos “qual conselho dariam a si mesmos cinco anos atrás”.
Nesta, a questão é “COMO VÊEM AS SUAS VIDAS, CINCO ANOS À FRENTE?”

As respostas são interessantes, otimistas e cada qual com planos que “oxalá” se realizem!

MARCELO CRUZ, SANDRA BACCARAT, DANIELLA MUNIZ PAULINI e LETÍCIA GAZAL RIBEIRO GOMES responderam:

 

MARCELO CRUZ

Trago a certeza que nos anos vindouros, não só a minha vida, mas a vida em geral, será ainda melhor.
O País retomará sua economia.

A Justiça, diante das implantações tecnológicas, andando muito mais rápida. Desta feita, observo a real necessidade dos profissionais se estruturarem para essa nova fase.

Meus projetos de vida profissional se concretizando, fazendo-me olhar para trás e ver o quanto valeu a pena cada sacrifício.

Do contexto de toda essa história de vida, como será gratificante encontrar minhas filhas seguindo bons caminhos, amando e respeitando o próximo.

Estarei rodeado de pessoas boas, que se sintam bem em estar ao meu lado.

Vejo o ser humano respeitando mais a natureza e as pessoas se amando com mais facilidade. Afinal, como dizia William Shakespeare: "lutar pelo amor é bom, mas alcancá-lo sem luta é melhor"

 

SANDRA BACCARAT

Penso, como se fosse a cápsula do tempo ou o grande segredo, onde colocamos metas e ideais, coisas que fazem a diferença na nossa rota.

Agora, em 2020, saindo da pandemia, que nos pegou de surpresa em sonhos e metas, nos colocamos em cheque mate e nossos objetivos futuros se tornaram mais simples. Aprendemos mais do que na escola, o quanto realmente importa o hoje.

É o princípio de estarmos de bem conosco, de sabermos que tudo depende de nós, pois a força do amanhã, essa chave, só nós temos para esse grande enigma que é viver.

Alimento, todos os dias, sonhos de uma vida simples, afinal, “é melhor ser feliz do que ter sempre razão”.

Prioridades: que a vacina da COVID seja uma realidade; viajar; conhecer novos lugares e novas comidas; ter netos; amigos, juntos somos mais fortes; equilíbrio entre corpo e mente; aprimoramento do meu lado espiritual; estar no meu restaurante, onde realmente sou feliz…sempre tomando meu whisk ou minha cerveja!

 

LETÍCIA GAZAL RIBEIRO GOMES

Vejo minha família saudável, unida e feliz! Minha cidade linda e segura.
Minha escola, a Engenharia da Dança, gigante no mercado da dança em todas as modalidades, realizando sonhos dos alunos e representando o Brasil em diversos eventos internacionais, proporcionando conhecimento e experiências engrandecedoras para quem estiver comigo, além de mostrar pro mundo como nosso país é cheio de talentos.

Machismo e preconceito caírem; país com mentes abertas, permitindo, por exemplo, que meninos façam atividades artísticas e que a arte pode ser uma profissão.

Vejo maturidade nas minhas escolhas, amor nas atitudes e sabedoria nos desafios. O mundo mais tolerante, após o que aprendemos com o isolamento social. Tenho esperança de que as pessoas tenham percebido que não precisamos de muito para sermos felizes. Que devemos falar apenas quando temos certeza e que nossas atitudes refletem no outro e no universo. E que ajudar o outro faz bem!

 

DANIELLA MUNIZ PAULINI

Esse ano de 2020 me fez rever vários conceitos e foi aí que percebi que não existe um método correto para viver a vida.

Lembro-me dos fogos na praia anunciando o novo ano, esperança renovada, vários planos e poucos dias depois, um acontecimento na minha família mudou o rumo das coisas. Aí  veio a Pandemia e a certeza que jamais seremos os mesmos. A vida prega peças e a gente precisa aprender a mudar o script, reinventar-se!
Valorizei ainda mais o que já era importante, que é estar cercada da família e dos amigos, que são nossos alicerces. Então, daqui há 5 anos, quero estar rodeada do que realmente importa, porque a vida vai “acontecer”, independente de que planos sejam esses. Então, bora viver! Porque como diria John Lennon: “Vida é o que acontece com você enquanto você está ocupado fazendo outros planos”.

 

GRATIDÃO 
Uma palavra simples e, ao mesmo tempo, um sentimento superior sem esperar nada em troca, embora amor com amor se pague! Gratidão é um reconhecimento inigualável, sem o qual não vivemos bem e, espiritualmente, não cresceremos, jamais!

Não há como não agradecermos neste e em todos os momentos àqueles que, com palavras ou gestos, diminuem a nossa tristeza e nos fazem perceber que existe algo de bom também nas dificuldades; que contribuem para nos sentirmos emocionalmente melhores e que geram em nós, energias positivas.

Cada olhar de solidariedade acalenta nossos corações e disso não esqueceremos nunca! Como é especial termos amigos que acalmam o nosso sentimento de insatisfação com coisas ou pessoas que queríamos ter e não temos mais. 

Essas pessoas são especiais, pois abrem nossos olhos para momentos também especiais que recebemos de presente da vida. Só resta a eles, uma palavra: GRATIDÃO!