Meio Ambiente

Toninhas, animais ameaçados de extinção, são encontradas em praia de Santos

12/08/2020
Toninhas, animais ameaçados de extinção, são encontradas em praia de Santos | Jornal da Orla

Em ação pelo Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) na terça-feira (11), o Instituto Gremar resgatou duas carcaças de “Toninhas”, da espécie Pontoporia blainvillei, na Praia do José Menino, em Santos.

 

Os dois indivíduos (fêmea e filhote) estavam em avançado estágio de decomposição e foram encaminhados para o Centro de Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos, no Guarujá, para realização de exame de necropsia. 

 

Foi constatado que a fêmea estava em terço final de gestação, que normalmente dura em torno de 11 meses. O filhote foi encontrado envolto à placenta, com aproximadamente 50cm de comprimento, indicando ainda estar em processo de formação (costumam nascer medindo entre 70cm e 80cm).

 

A “toninha” é um dos pequenos cetáceos mais ameaçados do Brasil. Diferentemente de outras espécies de golfinhos, raramente se aproxima dos humanos, evitando embarcações motorizadas. Mas segue sendo vitimada pela captura acidental em redes de pesca, principalmente de emalhe.

 

Os esforços para garantir o futuro da espécie se intensificaram em 2010, com a criação do Plano de Ação Nacional Para a Conservação do Pequeno Cetáceo Toninha, pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). 

Ainda assim, passados dez anos, há muito a se avançar para, de fato, garantir que as “toninhas” possam continuar a habitar a costa brasileira.

Projeto
O PMP-BS é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.

 

Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, por meio do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos. O projeto é realizado desde Laguna/SC até Saquarema/RJ, sendo dividido em 15 trechos. O Gremar monitora o Trecho 9, compreendido entre São Vicente e Bertioga.

 

Para acionar o serviço de resgate de mamíferos, tartarugas e aves marinhas, vivos debilitados ou mortos, entre em contato pelos telefones 0800 642 3341 ou (13) 99711 4120.