Meio Ambiente

No primeiro dia de inverno, pinguins visitam Praia Grande

22/06/2020
No primeiro dia de inverno, pinguins visitam Praia Grande | Jornal da Orla

Nem bem o inverno começou e vários pinguins foram vistos no mar de Praia Grande no último sábado (20), exatamente o primeiro dia da nova estação, pelo grupamento de Guarda Costeira da Cidade. Os animais aparentavam estar em boas condições de saúde e não precisaram ser resgatados.

 

De acordo com o inspetor do grupamento, Delfo Monsalvo, com as temperaturas mais baixas nesta época é muito comum o aparecimento as aves marinhas nas águas do litoral paulista, incluindo Praia Grande. “Eles migram em busca de alimento. E é bastante comum vê-los nas nossas praias”.

 

O inspetor explicou que a equipe estava em patrulhamento de rotina pela encosta do Pontal do Itaipu quando visualizou o grupo de três pinguins da espécie “Magalhães”, aparentemente em boas condições de saúde. “Não pareciam estar feridos e não estavam presos em nenhum tipo de material. Estavam apenas agitados, bravios, e por este motivo não resgatamos para não deixá-los ainda mais agitados”.

 

Segundo Monsalvo, esse tipo de “visita” pode ser cada vez mais comum nos próximos meses, principalmente com a pouca presença de pessoas na água em virtude das restrições de uso do mar, liberado apenas para surfe e stand up paddle, das 5 às 8 horas, como prevenção à proliferação do coronavírus. “Consequentemente, os pinguins terão mais alimento disponível no mar e poderão aparecer com uma frequência maior também”.

 

O grupamento de Guarda Costeira integra a equipe de força-tarefa que tem percorrido a faixa de areia da praia orientando sobre as restrições de horário do surfe e eventuais banhistas e pessoas que acessem a praia sobre a importância do distanciamento e isolamento social no combate à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19). As ações contam ainda com apoio de agentes de trânsito e guardas-vidas do Grupamento de Bombeiros Marítimos (GBMar).

 

Atuação – A Guarda Costeira desenvolve importante trabalho no resgate e recuperação de animais marinhos encontrados nas praias da Cidade. Os dados são coletados e informados às autoridades ligadas à Secretaria de Meio Ambiente do Estado.

 

Praia Grande firmou convênio com a Marinha do Brasil no ano 2000, quando o grupamento passou a exercer oficialmente a função de fiscalizar a área marítima da Cidade, sendo a primeira da região a assumir a responsabilidade desse trabalho. O rigor na fiscalização de embarcações marítimas faz com que a Cidade mantenha zerado o índice de acidentes.