Comportamento

Como evitar as tretas virtuais em tempos de pandemia?

16/05/2020
Como evitar as tretas virtuais em tempos de pandemia? | Jornal da Orla

Por conta da pandemia, as pessoas estão mais tempo em casa, mais conectadas à internet e interagindo mais nas redes sociais. O efeito colateral disso é o aumento do número de “tretas virtuais” e também muita gente perdendo a compostura. 

Assim como na vida presencial, também é possível estabelecer regras de convivência respeitosa no ambiente virtual. “As pessoas têm a falsa impressão de que a tela vai protegê-la”, alerta a jornalista Patrícia Andrade Ladeira, uma das maiores especialistas em redes sociais do Brasil.

“Como todo mundo tem seu perfil, sua página, seu canal, as pessoas acham que estão falando apenas para elas, não pensam muito no público, em quem está recebendo esta informação”, completa. 

Patrícia acrescenta que as pessoas não perceberam que as redes sociais também têm limites, “Não pode falar tudo o que quiserem, não está falando para apenas meia dúzia de amigos. Ela vai encontrar as outras pessoas na rua, na fila do pão, no ambiente de trabalho”, adverte.

 

Fake News
A especialista destaca que é preciso estar atento para a difusão de informações falsas. “O que impulsiona as fake News é a ansiedade, a pessoa recebe aquele conteúdo e nem checa e já sai disparando”, explica.

Outro especialista em comunicação, o publicitário Fernando Montanha alerta que a situação piora quando o usuário é um propagador contumaz de mentiras. “O grande problema desta pandemia é a de desinformação. Hoje as pessoas estão criando notícias falsas, o que é mais grave ainda, formadores de opinião, simplesmente para satisfazer a crença dela. Talvez as pessoas mais humildes não tenham tanto discernimento, mas eu vejo muitos formadores de opinião, até pessoas que trabalham com comunicação. Acho isso uma desonestidade muito grande”, afirma.