Após prever que vírus ameaçaria a vida no planeta, Bill Gates financia vacina contra Covid-19
11/04/2020“Quando eu era criança, o desastre que mais temíamos era uma guerra nuclear. Hoje, o maior risco de catástrofe global não se parece com uma bomba, mas sim com um vírus”. A frase foi dita por pelo fundador da Microsoft Bill Gates, durante a palestra “O próximo surto? Não estamos preparados”, em 2015. No vídeo, disponível no Youtube, o bilionário diz que o que ameaçaria a vida em todo o planeta não seria os mísseis, mas, sim, um vírus.
Em fase de teste, imunização traz esperança
Em meio à pandemia do novo coronavírus, o empresário traz uma esperança de cura. Isso porque desde que a Covid-19 passou a matar milhares de pessoas ao redor do mundo, Gates financia o desenvolvimento de uma vacina contra a Covid-19.
A boa notícia é que a imunização começou a ser testada nesta semana nos Estados Unidos, nas cidades de Kansas e Filadélfia. Os resultados serão divulgados até setembro deste ano.
A possível vacina para o coronavírus, chamada de INO-4800 pela Inovio, será a segunda testada em território norte-americano.
No Brasil
Pesquisadores do Laboratório de Imunologia do Instituto do Coração da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo também estão desenvolvendo uma vacina contra o novo coronavírus. Por meio de uma estratégia diferente das adotadas por indústrias farmacêuticas e grupos de pesquisa em diversos países, os cientistas brasileiros esperam acelerar o desenvolvimento e conseguir chegar, nos próximos meses, a uma candidata contra o novo coronavírus que possa ser testada em animais.
Depois da realização dos testes em camundongos e comprovada a eficácia da vacina, os pesquisadores pretendem estabelecer colaborações com outras instituições de pesquisa para acelerar o desenvolvimento.