Restaurantes e bares da região inovam no sistema delivery para atender os clientes na quarentena
28/03/2020Em tempos de isolamento social e quarentena forçada, restaurantes e bares da região tiveram que se adequar às novas medidas de restrição impostas pelo governo a fim de evitar a proliferação do COVID-19.
Mesmo sem atendimento ao público nos salões, muitos continuam abertos com sistema de delivery para atender a demanda da população que não pode sair de casa. Nesse período, os empresários triplicaram os cuidados de limpeza e higiene em relação ao preparo dos alimentos e às entregas. E pedem apoio da sociedade para continuar a movimentar a economia local e manter a sobrevivência das casas nesse período tão difícil.
Madê
Visando a segurança dos clientes e colaboradores, O Madê, do chef Dário Costa, antes mesmo das restrições impostas pelo município, decidiu fechar o salão e deu início no sistema de delivery e de retirada no balcão. “O Grab & Go funciona da seguinte forma: o cliente liga no restaurante ou chama pelo whatsapp, faz o pedido e retira a comida quentinha direto no local, sem precisar sair do carro (drive thru), para comer em casa, com pagamento feito na hora da retirada”, explica o chef, que está tendo todo o apoio da equipe neste momento. Além Dário também criou novos pratos, como a pizza de fermentação natural, assada em forno a carvão, para incrementar o cardápio do delivery, como teste.
“Não se trata de uma pizza convencional, como nós brasileiros estamos habituados. A massa é de fermentação natural, muito leve e sua digestibilidade é muito mais rápida. O recheio também é diferente do convencional que estamos acostumados com pizzas super recheadas. A ideia é o equilíbrio de recheio e massa dando atenção a qualidade de cada receita e ingrediente da pizza. Por enquanto estamos fazendo somente a tradicional Marguerita, que vai apenas um molho feito com tomates bem maduros, muçarela de búfala e depois que a pizza sai do forno, folhas de manjericão para aromatizar”.
Arapuka
O Arapuka Gastrobar, um dos bares queridinhos dos santistas, também precisou antecipar o lançamento dos serviços de entregas em casa e To Go (peça por telefone e retire no local). O proprietário do bar, Reinaldo Fernandes, criou uma linha de smash burgers especial para delivery, com preços a partir de R$ 12,90, que pode ser pedida assim como os já famosos bolinhos de costela e parmegiana no palito. Para os sábados, a sugestão para o almoço é a feijoada light e para ps domingos, um menu de cortes especiais de carne preparados na brasa (picanha, fraldinha e chorizo).
Pensando na segurança dos clientes e colaboradores, toda a equipe do Arapuka recebeu um treinamento específico para esse período com a nutricionista Nathália Guedes. “A partir desse curso, intensificamos o trabalho de boas práticas e os procedimentos de higiene e manipulação de alimentos com os colaboradores, tanto nos cuidados na limpeza da cozinha como das mãos dos cozinheiros e ajudantes, sempre seguindo as normas preconizadas pelo município. Também passamos a usar o álcool em gel para higienizar as maquinas de cartão e para o uso dos entregadores”.
Pizza Co
A Pizza Co, pizzaria delivery com unidades em Santos, Praia Grande e São Vicente, aumentou os cuidados com o preparo dos alimentos e na entrega. “Intensificamos o cuidado com higiene anti-séptica tanto dentro das pizzarias quanto com os motoboys, que ganharam um mini borrifador de álcool 70º cada pra passar sempre nas maquininhas de cartão a cada uso, limpeza de mochila, guidão das motos e até emprestar para o cliente antes e após o uso da maquininha. Também temos a opção da entrega sem contato, que é feita pelo Ifood, mediante a pagamento on-line”, explica Adrio Largacha, sócio da casa.
Para o período de isolamento social, o proprietário do Akioh Suhi, Bruno Pascale, redobrou os cuidados com higiene e segurança e inovou no menu do delivery. “Para incentivar as vendas, criamos combos promocionais e lançamos o festival Akioh em Casa Individual (R$ 65,90) e casal (R$ 79,90), para que os nossos clientes possam continuar a ter acesso ao nosso festival, mas sem precisarem sair de suas casas”.
Pedra Baiana Aparecida
No Pedra Baiana Aparecida, a proprietária Angélica Carregosa também redobrou os cuidados. “Disponibilizamos álcool em gel e máscaras para os motoboys e orientamos que eles higienizam a maquininha e as mãos na frente do cliente, quando iniciam o atendimento e quando finalizam. Já na cozinha, os cuidados foram redobrados. De 30 em 30 minutos sinalizo os cozinheiros para lavarem as mãos. E quando eles chegam ao restaurante, faço uma triagem e converso com todos para ter garantia que estão saudáveis”.
China in Box
O China in Box Santos, famoso por seu sistema de delivery, além de reforçar os cuidados com higiene e limpeza, está apostando em promoções especiais. “Criamos várias ações para fidelizar os clientes de delivery que pedirem pelo site ou aplicativo da rede”, conta a franqueada da loja de Santos, Vivian Brum.