Comportamento

Como facilitar a volta às aulas das crianças?

18/01/2020
Como facilitar a volta às aulas das crianças? | Jornal da Orla

Voltar às aulas é um momento de mudança para muitas crianças. Acordar cedo, retomar a rotina e os hábitos alimentares, separar algumas horas do dia para fazer o dever de casa são tarefas que os pequenos terão que enfrentar até o próximo período de férias. Há aqueles que irão frequentar a escola pela primeira vez e estão cheios de dúvidas e medos acerca das novidades.

 

A psicóloga e orientadora educacional Karin Kenzler indica que os pais devem criar meios de facilitar essa transição na vida dos filhos. “Ajude-o a organizar o material, separar o uniforme, encoraje-o e mostre as coisas que são legais e significativas e o quanto será prazeroso reencontrar ou conhecer novos amigos”. 

 

Trace objetivos 
Pensar em metas para o ano letivo, como fazer as lições em dia, estudar com antecipação para as provas, fazer novos amigos, é o passo inicial para a realização de qualquer projeto. Os pais podem se reunir, propondo aos filhos uma reflexão sobre suas expectativas para o ano escolar. 

 

“Conversar sobre os sentimentos da criança permite trabalhar ansiedades, medos e buscar motivações. É importante para que ela esteja preparada física e psicologicamente para retomar os estudos”, diz Karin. 

 

Assim, além de ser uma forma de compartilhar as responsabilidades da vida escolar, será um momento em que a família pode aproveitar para estar reunida. 

 

Volte à rotina devagar
Não marque o retorno de uma viagem na véspera da volta às aulas, por exemplo, para que a criança tenha tempo de se organizar, dormir e acordar mais cedo. “Se a família programa uma viagem, antecipar o retorno em dois dias auxilia a retomar o ritmo, de forma gradual”, orienta.

 

Organize o material escolar
Neste período, as papelarias estão agitadas, cheias de pais com listas gigantescas de materiais escolares e crianças indecisas sobre quais cadernos e mochilas escolher. Se esse cenário é desolador para você, respire fundo e junte-se a eles. Levar o seu filho para comprar o material faz todo sentido – já que ele é quem irá usar tudo o que está na lista ao longo do ano. Além disso, a aventura auxilia para que ele passe a encarar a retomada das aulas como algo natural e com boa expectativa.

 

Planejamento das atividades
Crie uma agenda semanal com os horários das aulas e atividades extracurriculares, separando tempo para os estudos, lazer e esportes, e um calendário mensal para inserir as datas de provas, entrega de trabalhos, eventos e feriados. Assim, sua família consegue se programar ao longo do ano com férias, viagens, passeios e provas. “Tudo o que programamos tem mais chances de dar certo e é possível fazer ajustes ao longo da jornada”, indica a orientadora. 

 

Foto Pixabay