Começa a funcionar nesta quinta-feira (26), no Jardim Botânico Chico Mendes em Santos, a terceira unidade de saúde animal com a expectativa de atender a mesma demanda mensal do equipamento do Jabaquara – de 800 a mil atendimentos e 500 castrações por mês. O espaço atenderá de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, com entrada pela Rua Amadeo Barbielini s/nº.
A nova unidade amplia o trabalho da Coordenadoria de Defesa da Vida Animal (Codevida), ligada à Secretaria de Meio Ambiente (Semam), oferecendo atendimento prioritário para animais da população de baixa renda desta região da Cidade e dos morros, que já estejam castrados, com exceção das emergências. Responsáveis por bichos não castrados devem agendar a cirurgia na própria unidade.
Com capacidade para atender 12 novas consultas por dia, além de retornos e emergências, o espaço tem sala para fluidoterapia, dois consultórios, quatro banheiros (dois com acessibilidade), copa, área administrativa e recepção, além da unidade cirúrgica móvel em um trailer para cirurgias agendadas e emergências.
“Este é mais um passo na questão da proteção animal. É a terceira unidade e estamos ampliando as equipes e fazendo concurso. Só conseguimos apresentar resultados positivos com bons parceiros na causa, o que nos permite dizer que somos hoje referência no Brasil”, afirmou o prefeito Paulo Alexandre Barbosa.
Com quase 110 m², o edifício térreo, que anteriormente servia de depósito para a Coordenadoria de Paisagismo, foi reformado com recursos de verba parlamentar do deputado estadual Caio França. O trailer para unidade cirúrgica móvel foi com emenda do deputado federal Ricardo Izar. “Com resultados importantes em quantidade de castrações e vacinações, Santos está na vanguarda do Estado e do Brasil no que diz respeito à proteção animal”, ressaltou o parlamentar França.
Para receber atendimento na nova unidade, os responsáveis por pets devem apresentar RG, CPF e comprovante de residência recente em Santos. As outras duas unidades estão localizadas no Jabaquara (Av. Francisco Manoel s/nº) e em Caruara (Rua Andrade Soares s/nº – Portinho). Dos três castramóveis, dois continuarão circulando pelo Município em pontos pré-determinados, de segunda a sexta, e um centralizará as ações na Zona Noroeste.
Fotos: Isabela Carrari/PMS