A mesa farta para a ceia de Natal é irresistível! Os aromas dos assados e os atrativos doces deixam humanos e pets animados. Mas você sabia que essas delícias natalinas podem causar problemas de saúde nos bichinhos de estimação? Por isso, é bom avisar as visitas logo na entrada: não alimente o pet (mesmo que ele faça aquela carinha fofa de pidão!). Confira alguns perigos escondidos na sua ceia:
Aves
Cães ficam alvoroçados ao sentirem o cheiro do pernil ou do chester assando. Em si, essas carnes não são prejudiciais, mas, sim, seus ossos. Finos, se oferecidos ao pet, podem causar feridas na boca e até perfurar o estômago ou intestino do animal. Além disso, os temperos e especiarias usados para dar sabor à ave também trazem problemas estomacais.
Cebola
Considerada tóxica para pets, ela contém uma substância chamada tiossulfato que pode causar anemia no bichinho.
Nozes
Esse item é nocivo para os filhos de quatro patas, pois, além de conter índice elevado de gordura, pode causar alergia. Outras sementes como macadâmias também estão proibidas.
Panetone ou chocotone
Essas delícias parecem inofensivas, mas são muito prejudiciais aos animais. As uvas passas, os açúcares e o chocolate presentes na massa podem ocasionar intoxicação, vômitos e diarreia no seu peludo. Existem versões dessas guloseimas natalinas para pets. Mas, antes de oferecê-las ao bichinho, avalie se é mesmo necessário que ele coma panetones ou chocotones. Afinal, esses alimentos não fazem parte do repertório dele.
Foto: Pixabay