Mundo Pet

Férias com o amigão: dicas para aproveitar com segurança

14/12/2019
Férias com o amigão: dicas para aproveitar com segurança | Jornal da Orla

As férias chegaram e muitos tutores já programaram viagens com a família. Há quem opte por contratar um serviço de hotel para deixar seus pets em um lugar confortável, em que ele seja bem cuidado na ausência dos donos. Quem pretende levar o pet para esta aventura precisa tomar uma série de cuidados para que tudo ocorra de forma tranquila para o bichinho e, o mais importante, com segurança. 

Se esse é o seu caso, você deve verificar se o seu pet está com a carteira de vacinação em dia. Isso é importante para que a saúde dele seja preservada, independentemente, do destino da viagem. 


“Leve objetos que o animal vá reconhecer, como seus brinquedos e a caminha. Uma plaquinha de identificação com nome e telefone é importante se o ambiente for novo para o pet. Além disso, não saia sem a guia e mantenha o cão sempre perto de alguém da família”, aconselha a veterinária Luana Sartori.

Durante a viagem
No carro, não deixe o animal solto ou com a cabeça para fora da janela. Além da possibilidade de ele se machucar, você pode ganhar uma multa de trânsito. 

Se a viagem for de avião, cães de menor porte podem viajar junto ao tutor, desde que em caixas de transporte confortáveis. Verifique com a companhia aérea escolhida as regras para o transporte de animais maiores e de cães braquicefálicos, que podem ter problemas de respiração devido à altitude.

Você deve portar o Certificado Veterinário, documento obrigatório tanto para as viagens de avião como de ônibus. Ele é emitido pelo veterinário e tem validade de 10 dias. Em viagens nacionais, você precisa apresentar também a Carteira de Vacinação do pet.

Hotel ou pet sitter
Evite mudanças drásticas na rotina do animal, principalmente no caso dos felinos. Não esqueça que gatos preferem ficar no seu próprio ambiente, mas não devem ser deixados sozinhos o tempo todo. Se não tiver um amigo ou familiar que possa ver o animal diariamente, contrate uma pet sitter ou hotel de confiança.

“Ter um animalzinho é compensador, mas exige cuidados. Precisamos lembrar sempre de que cães e gatos dão trabalho e necessitam de atenção constante, inclusive no período das férias. Antes de planejar a viagem de verão, inclua o pet nesse processo e verifique as melhores alternativas para a família toda”, indica a veterinária.

 

Fotos: Pixabay