As festas de fim de ano são motivo de preocupação para muitos tutores. Barulhos típicos deste período, como fogos de artifício, e a maior incidência de viagens e deslocamentos podem ter impactos ruins na saúde dos animais.
“A queima de fogos, por exemplo, pode causar traumas emocionais, quedas, ataques e paradas cardiorrespiratórias, além de tremedeira, automutilação, convulsões e até lacerações no tímpano”, explica a veterinária Andressa Felisbino. Isso acontece devido à sensibilidade do sistema auditivo de cães e gatos, que escutam até quatro vezes mais do que o ser humano.
Uma boa opção para acalmar os pets neste período é a administração de tratamentos ?toterápicos, que promovem suave e progressiva ação calmante, diminuindo a ansiedade e agitação dos animais.
“Um dos fitoterápicos indicados é a solução com Valeriana na composição, que ajuda a tratar as condições de estresse, ansiedade e mudanças bruscas de humor. O objetivo é deixar o pet mais tranquilo, sem interferir em seu ânimo”, afirma a veterinária.
O tratamento com o fitoterápico pode ser utilizado também em viagens ou, até mesmo, em razão da chegada de um novo membro na família. Mas atenção: a prescrição correta e dose a ser administrada devem ser informadas pelo veterinário do animal, para que não haja efeito colateral.
Segundo a especialista, também é recomendado que fitoterápico seja utilizado com, pelo menos, 10 a 15 dias de antecedência da data da viagem ou do evento que irá causar estresse ao pet.
Foto: Priscilla Fiedler