Seja empreendedor ou freelancer, montar um escritório em casa traz sempre um ar de mudança de estilo de vida. Nesta nova tarefa, a decoração e a organização são grandes aliadas para que os negócios e projetos fluam e sejam positivos.
“É preciso delimitar os ambientes para que o trabalho seja produtivo e o lazer mais aconchegante”, diz o arquiteto Pietro Terlizzi. Confira algumas dicas para aliar as atividades profissionais sem abrir mão da decoração da casa:
Iluminação e móveis devem representar novo negócio
Caso o seu imóvel possua espaço para o escritório, é possível usar mobiliário próprio para projetos corporativos. “Se os ambientes forem integrados, a melhor opção é selecionar móveis residenciais com linhas retas e cadeiras ergonômicas e confortáveis”, sugere o profissional.
A iluminação deve ser clara, primando pela entrada de luz natural e também apostando em luminárias pelos cômodos.
Recebendo clientes em casa
Se o seu negócio demandar espaço de recepção para que os clientes aguardem atendimento será necessário conciliar o residencial e o corporativo na decoração. Isso fará com que eles se sintam confortáveis mesmo em um local profissional.
“Ambientes organizados e sem objetos pessoais, como porta-retratos, são espaços apresentáveis para receber os clientes. Mesmo sabendo que está em uma casa, ele vai perceber o profissionalismo”, explica o arquiteto.
Foto: Guilherme Pucci/Divulgação Pietro Terlizzi Arquitetura