Mundo Pet

Benefícios da Pet Terapia

12/10/2019
Benefícios da Pet Terapia | Jornal da Orla

A relação de afeto entre pets e humanos pode apresentar uma série de benefícios, especialmente, para quem está doente. Além de fiéis companheiros, eles auxiliam no tratamento de pacientes hospitalizados, em crise de ansiedade, depressão, transtornos sociais, deficiências de aprendizagem, entre outros. 
 

A Pet Terapia ou Zooterapia é realizada no Brasil desde 1960, quando psiquiatras passaram a entender que a presença e a companhia dos animais causava um efeito calmante e antidepressivo em seus pacientes. A psicóloga Thays Correia explica que esta modalidade de terapia não tem contraindicações e pode ser realizada em ambulatórios, hospitais, casas de repouso, escolas e clínicas de reabilitação. 

“A inserção de um pet no tratamento de doenças é de extrema relevância e contribuição. O amor incondicional e puro que os animais expressam pelos donos é único, e por isso, tornam-se excelentes parceiros. O ideal é desfrutar deste companheirismo com o intuito de ocupar o vazio que o paciente tem vivenciado”, conclui.

Para ajudar combater a depressão, por exemplo, cães mais calmos e familiares, que gostem de contato físico são os mais adequados. Entre os grandões estão o Golden Retrivier e Labrador. Já entre os de porte pequeno, os Pugs são ideais, pois são carinhosos e inteligentes.