Manter a casa arrumada e higienizada faz parte da rotina de todos nós. Entretanto, a variedade de produtos de limpeza disponíveis no mercado tende a parecer uma grande aliada para tornar os momentos de faxina cada vez mais práticos, mas alguns desses itens de aparência inofensiva podem trazer danos à saúde.
Confira as dicas da Healthy Building Certificate (HBC) para evitar esses riscos à saúde.
1 – Não use removedor
Um dos solventes mais comuns nos lares brasileiros, é um produto considerado versátil e de ação instantânea. O que as pessoas não sabem é que esse produto é resultado de uma mistura de nafta hidroessulfurizada pesada, benzeno e fragrância, que são substâncias extremamente tóxicas e alérgicas.
2 – Água Sanitária
A água sanitária contém hipoclorito de sódio que, mesmo em baixa concentração, libera o gás cloro que pode provocar irritação nas vias aéreas, lacrimejamento e dores de cabeça. Ou até mesmo piorar um quadro asmático já existente.
3 – Não misture produtos
Quando se mistura produtos, sem o conhecimento dos ingredientes que compõem os mesmos, corremos o risco de criar compostos extremamente nocivos. Por exemplo, ao misturar álcool e água sanitária é formado o acetaldeído.
4 – Receitas Caseiras
Utilizar receitas caseiras na limpeza é uma ótima saída para quem pretende fugir dos produtos convencionais. As receitas costumam ser seguras, mais saudáveis e boa parte delas pode ser feitas a partir de água, vinagre de álcool, bicarbonato e álcool.
Para limpar vidros e deixar os espelhos livres de manchas, é necessário apenas 250 ml de água, 200 ml de álcool e 1 colher de sopa de vinagre branco. Já se o desafio é desengordurar aquele cantinho da cozinha, a prescrição é adicionar 500 ml de água, 2 colheres de sopa de vinagre e 5 colheres de sopa de bicarbonato de sódio.