Eventos

Concurso Cerveja Artesanal Santista premia vencedores

01/10/2019
Concurso Cerveja Artesanal Santista premia vencedores | Jornal da Orla

Em evento realizado na Estação do Valongo no fim de semana, que reuniu centenas de pessoas, foi conhecido o vencedor do concurso Cerveja Artesanal Santista: Leandro Queiroz dos Santos, 37 anos. Ele inscreveu no concurso a receita de uma cerveja do tipo Strong Bitter e quase não acreditou quando o seu nome foi anunciado.

 

“Em casa, a cerveja é avaliada sempre por um amigo, um familiar e a cada vez que é feita, acabo fazendo alguma alteração para aprimorar. Ser avaliado por sommeliers e ganhar um concurso dessa grandeza me deixa muito feliz”, dissse.

 

Ele concorreu com outros 18 cervejeiros que inscreveram no concurso a receita que fazem em casa. Todas as bebidas passaram pelo crivo do júri técnico, formado pelas sommeliers Aline Araújo, Glaucia Rodrigues e Julia Reis. O julgamento das amostras foi no último dia 19, em evento fechado, no Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares da Baixada Santista e do Vale do Ribeira (SinHoRes). As juradas utilizaram os critérios da BJCP (Beer Judge Certification Program).

 

Como prêmio, Leandro ganhou uma panela elétrica de cinco litros, que ele ainda não tinha e o possibilitará a produzir mais cerveja. Em segundo, ficou David dos Santos Filho e, em terceiro, Oscar Rodrigues Afonso. Ambos criaram cervejas do tipo American Pale Ale (APA) e levaram para casa insumos para a produção da bebida.

 

A receita criada por Leandro passará a ser fabricada em maior escala por produtoras locais e estabelecimentos ligados ao SinHoRes passarão a oferecer a bebida típica de Santos aos seus clientes. A ideia é que a cerveja também fique disponíel em pontos de venda para aquisição de moradores e turistas da Cidade.

 

“A cerveja artesanal já faz parte da economia criativa da Cidade, esse modelo de negócio está implantado na aqui em Santos”, afirma Denise Covas, do Laboratório de Inovação de Impacto 4D (Lab 4D), parceiro do evento.

 

O concurso foi idealizado pela jornalista Thaís Lyra, da Conec.Tha Comunicação e Marketing e tem como principal objetivo fomentar o mercado cervejeiro artesanal na Cidade e na região. O evento teve apoio da Secretaria Municipal de Turismo, do SinHoRes e da Liga Gourmet.

 

“Tive essa ideia e fico feliz em poder realizar sonhos. O concurso envolveu 19 pessoas que escolheram ingredientes para fazer a sua melhor receita. O envolvimento das cervejarias também foi muito importante para disseminar o concurso”, avaliou Thaís.

 

Para o secretário municipal de Turismo, Odair Gonzalez, o evento contribuiu para valorizar o Centro Histórico de Santos. “As pessoas têm correspondido bem às realizações neste espaço, gostam de desfrutar de um local histórico”.

 

A festa no Valongo teve a participação das cervejarias santistas Estiva, Tekoá, CAIS – Cerveja Artesanal, Mucha Breja Santos, Infected Brewing Co.,  Demonho, Everbrew Pub Santos, Bicudo Brewing e Magoo. A comida ficou por conta da Kokimbo's, Quintal da Veia, Temakinho e Bonne Quiche.